Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19181
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MikaelaFonsecaDaRocha_tcc.pdf1,88 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O desenho como recurso pedagógico ao letramento cartográfico da criança do 5º ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Rocha, Mikaela Fonsêca da
Orientador(es): Leite, Cristina Maria Costa
Assunto: Cartografia
Aprendizagem
Desenho infantil
Educação de crianças
Data de apresentação: 24-Jun-2016
Data de publicação: 29-Jan-2018
Referência: ROCHA, Mikaela Fonsêca da. O desenho como recurso pedagógico ao letramento cartográfico da criança do 5º ano do Ensino Fundamental. 2016. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo de investigação, compreender a intencionalidade do professor em relação ao uso do desenho no contexto do 5º ano do Ensino Fundamental e utilização do mesmo como recurso pedagógico para o letramento cartográfico, tendo como objetivos específicos: observar o uso do desenho nas práticas pedagógicas do professor regente e utilização do desenho nas práticas pedagógicas para construção de conceitos geográficos. Numa perspectiva qualitativa, a pesquisa foi realizada a partir de observações, análise documental do diário da pesquisadora, com foco na utilização ou não de desenhos em sala, e os desenhos dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Por meio desses foi verificado o desenvolvimento do raciocínio espacial, em uma perspectiva oblíqua e aérea. Constatou-se com a pesquisa que o desenho não foi utilizado como recurso pedagógico à aprendizagem, o que evidencia sua pouca importância no contexto do ensino/aprendizagem dos conteúdos no 5º ano.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons