Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1918
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RenatadaSilvaGomes.pdf162,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Didática alternativa de citologia no ensino de ciências
Autor(es): Gomes, Renata da Silva
Orientador(es): Neves, Anne Caroline Dias
Assunto: Biologia - estudo e ensino
Atividades lúdicas
Prática de ensino
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 30-Ago-2011
Referência: GOMES, Renata da Silva. Didática alternativa de citologia no ensino de ciências. 2011. 30 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: O tema Didatica alternativa faz referência a uma forma lúdica de se ensinar citologia, uma vez que o conteúdo abstrato é de difícil compreensão porque mexe muito com a imaginação do aluno. Além do livro didático devem-se oferecer outras alternativas tais como jogos, desenhos, colagens, fotos, gravuras, montagens, brincadeiras, teatros. Técnicas que facilitem o aprendizado uma vez que recursos tecnológicos não fazem parte da realidade de muitas escolas. Este trabalho discute as teorias de um aprendizado com qualidade mesmo que com recursos sejam escassos. Demonstraremos a dificuldade que os alunos do 7° e 8° anos enfrentam com esse tema averiguando qual metodologia será mais eficaz. Trata-se de estudo descritivo, de cunho qualitativo. A pesquisa foi realizada em Planaltina Goiás, no período de Maio de 2011. Através de um único questionário aplicado aos cinqüenta e oito alunos do sétimo e oitavo anos, com média entre dez e quatorze anos. A análise dos dados qualitativos foi feita através da técnica do discurso do sujeito coletivo. A partir dessa análise foi possível perceber as fragilidade existente no trabalho realizado pelos métodos convencionais, criando assim perspectivas para uma forma alternativa no ensino de citologia, possibilitando ao professores diversos meios, que melhor se adéqüe a sua realidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Licenciatura em Biologia, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons