Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19169
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ThalitaSamaradeSousaPereira_tcc.pdf448,62 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Maria Alexandra Militão-
dc.contributor.authorPereira, Thalita Samara de Sousa-
dc.identifier.citationPEREIRA, Thalita Samara de Sousa. Caminhos para uma educação infantil integral: relatos e reflexões acerca do trabalho pedagógico envolvendo a identidade, a subjetividade e o brincar. 2016. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste ensaio visa refletir acerca do potencial transformador da escola, a partir de concepções e práticas de uma educação infantil que privilegia a constituição da identidade da criança, seu desenvolvimento integral, sua expressão subjetiva e o brincar como linguagem primordial da infância. As reflexões partem da experiência da educadora em uma associação de educação infantil. O trabalho se organiza em três temas: o primeiro é o papel transformador da escola e a importância que esta possui na mudança paradigmática que estamos vivendo, a qual está voltada para a integralidade e complexidade do ser humano. Dialogamos com autores como Pulino, Vigotski, Paulo Freire, Rodrigues, Naranjo, entre outros. O segundo aborda a complexa dinâmica que envolve o educar e a importância do trabalho com a identidade, a subjetividade e a singularidade nos processos educativos. Para isso, recorremos a pensadores como Tacca e González Rey, Corrêa, Madalena Freire, entre outros. Em terceiro lugar, falamos da importância do brincar, na escola e na vida, como exercício de sensibilidade; da brincadeira livre, espontânea e cooperativa, além da importância do contato da criança com a natureza. Utilizamos, para o diálogo com esse tema, Pereira, Pulino e Brotto. Trazemos a convicção de que essa educação integral, que respeita o ser criança que brinca para se desenvolver, não só é possível, como já acontece, uma vez que este trabalho é resultante dela. Concluímos, reafirmando a necessidade de uma educação que se pre-ocupe com o desenvolvimento integral, contribuindo para uma mudança paradigmática e para a transformação do modelo de sociedade atual.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação integralpt_BR
dc.subject.keywordAtividades lúdicaspt_BR
dc.subject.keywordBrincadeiraspt_BR
dc.titleCaminhos para uma educação infantil integral : relatos e reflexões acerca do trabalho pedagógico envolvendo a identidade, a subjetividade e o brincarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-26T13:02:03Z-
dc.date.available2018-01-26T13:02:03Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19169-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons