Título: | Posso falar do meu aprender! A criança consciente do seu processo de aprendizagem |
Autor(es): | Barbosa, Laíse Abreu |
Orientador(es): | Munhoz, Silmara Carina Dornelas |
Assunto: | Aprendizagem Crianças - desenvolvimento Educação de crianças |
Data de apresentação: | 8-Jul-2016 |
Data de publicação: | 22-Jan-2018 |
Referência: | BARBOSA, Laíse Abreu. Posso falar do meu aprender! A criança consciente do seu processo de aprendizagem. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | A presente pesquisa buscou valorizar, a partir das atividades propostas no estágio supervisionado, a fala de 24 crianças do 2º período da Educação Infantil, de uma escola pública situada em Planaltina-DF, a respeito do seu próprio processo de aprendizagem, numa perspectiva da criança consciente do seu aprender, através de uma investigação participativa, com entrevistas semiestruturadas, a partir das quais diálogos foram construídos. Estes resultaram em respostas que foram organizadas e analisadas a partir da concepção das crianças de escola, de brincadeira, do processo de aprendizagem e dos conteúdos aprendidos. Pudemos observar que, para as crianças, a escola é um local no qual se aprende e se brinca, de modo que uma atividade não exclui a outra, mas se estabelecem segundo uma relação recíproca: ao aprender se brinca e ao brincar se aprende. Ao falarem sobre seu processo de aprendizagem, as crianças identificam as diversas atividades em que este está presente. Por fim, vimos que valorizar a construção do sentido da educação escolar na fala da criança, segundo o seu olhar, é reconhecê-la como sujeito consciente e capaz de refletir sobre seu processo de aprendizagem. |
Abstract: | This research sought to valorize from the proposed activities in supervised training, the speech of children of the 2nd period of early childhood education, from a public school located in Planaltina-DF, considering the child aware of its learning through participatory research with semi-structured interviews, where dialogues were built. These dialogues resulted in responses that were organized and analyzed from the children's compression of school, play, the learning process and learned contents. We observed that for the children the school is a place where you learn and play so one activity does not exclude the other, but they are established according to a reciprocal relationship: when we learn we play and when we play we learn. While talking about their learning process, the children identifid the different activities in which the learning process is present. Finally, we saw that valorize the meaning construction of education in the child's speech, according to its view, is to recognize this child as a subject aware and able to reflect on its learning process. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|