Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1912
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_SaraBarretodeCastro.pdf353,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Universo dos concursos : discurso e identidade
Autor(es): Castro, Sara Barreto de
Orientador(es): Dias, Juliana de Freitas
Assunto: Análise do discurso
Serviço público - concursos
Identidade social
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 30-Ago-2011
Referência: CASTRO, Sara Barreto de. Universo dos concursos: discurso e identidade. 2010. 56 f. Monografia (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho analisa os discursos veiculados no universo dos concursos públicos, segundo as diretrizes da análise do discurso crítica (ADC), e tem como principal interesse observar as possíveis influências de tais discursos na formação da identidade dos “concurseiros”. Para tanto, realizo um estudo teórico sobre os conceitos de modernidade tardia, discurso, identidade e ideologia; apresento a abordagem metodológica, centrada (i) na pesquisa qualitativa, com foco específico no arcabouço reformulado da ADC, na entrevista e na etnografia crítica, e (ii) na triangulação metodológica; e analiso criticamente a conjuntura do mercado de trabalho de Brasília e a constituição das práticas discursivas e das identidades dos “concurseiros” a fim de verificar a possibilidade de associação entre tais práticas e identidades com o preconceito intelectual.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Disciplina Seminário de Português, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.1912
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons