Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19106
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_EloiseTelesNovais_tcc.pdf9,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O Numeracy Skills Test da Inglaterra e o debate sobre certificação de professores no Brasil : um estudo preliminar
Autor(es): Novais, Eloíse Teles
Orientador(es): Matos, Bráulio Pôrto
Assunto: Educação
Professores - formação
Políticas educacionais
Aprendizagem - avaliação
Educação
Educação - Inglaterra
Data de apresentação: 11-Jun-2016
Data de publicação: 22-Jan-2018
Referência: NOVAIS, Eloíse Teles. O Numeracy Skills Test da Inglaterra e o debate sobre certificação de professores no Brasil: um estudo preliminar. 2016. 116 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho tem por finalidade apresentar alguns aspectos da situação da educação brasileira, tendo como foco as licenciaturas encontradas no país, a avaliação do ENADE, a Prova Nacional de Concurso, projeto que foi paralisado por um tempo, e a Base Nacional Comum Curricular. Procuro articular cada um dos temas para compreender os motivos de os sistemas educacionais brasileiros não serem bem avaliados nacional e internacionalmente. Como ponto de apoio e questionamento, trago as políticas de formação de professores da Inglaterra que, ao contrário do Brasil, é bem classificada em avaliações como o PISA, por exemplo. Apresento as maneiras de se tornar professor neste país, e os requisitos fundamentais e indispensáveis para lecionar em qualquer nível de ensino. Por fim, realizo uma pesquisa aplicando uma versão traduzida da prova realizada na Inglaterra para qualificar professores, com alunos calouros e formandos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Os resultados foram computados e avaliados de acordo com a situação dos participantes da pesquisa, e também comparados com os resultados obtidos pelos alunos que realizam a versão original. Diferente do que acontece na Inglaterra, os resultados brasileiros não foram satisfatórios, sendo que apenas uma minoria seria aprovada no teste e receberia o certificado para poder lecionar. Fica então o questionamento: será que o Brasil está preparando bem os seus professores?
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons