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Título: A inserção da criança bilíngue na educação infantil
Autor(es): Silva, Danielle Cardoso da
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Bilinguismo
Crianças - desenvolvimento
Aquisição da segunda língua
Data de apresentação: 8-Jul-2016
Data de publicação: 22-Jan-2018
Referência: SILVA, Danielle Cardoso da. A inserção da criança bilíngue na educação infantil. 2016. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este é um trabalho de conclusão de curso que vem construído desde a disciplina Projeto 3 ministrada pela professora Otília Dantas na Universidade de Brasília. Trata se de um estudo sobre o desenvolvimento da criança numa escola bilíngue, nesse caso especificamente a segunda língua - o inglês. A objetivo é compreender a inserção da criança no mundo bilíngue a partir de sua relação com a escola. Os fundamentos teóricos foram sustentados, principalmente, por Flory (2008; 2009), Harmes e Blanc (2000), Piaget (2014), Wallon (2007, 1981), Vigotski (2008) dentre outros. A metodologia qualitativa, foi pautada em observações participantes realizadas em sala de aula buscando entender, na prática, o que a teoria tem abordado. A observação participante ocorreu em 5 aulas no intuito de desenvolver práticas estimuladoras da segunda língua em crianças para verificar sua interação com a segunda língua e os conteúdos escolares. Os resultados apontam que as crianças são capazes de compreender naturalmente a segunda língua despertando, gradativamente, o domínio da L2.
Abstract: This is a course conclusion work that has been made since the discipline “Projeto 3” taught by the teacher Otília Dantas at the Universidade de Brasília. It is a study about the development of children who study in bilingual school’s, in this case, the seconde language - english. The goal is to understand the inclusion of children in bilingual world from their relationship with the school. The theoretical foundations were mainly based on Flory (2008; 2009), Harmes e Blanc (2000), Piaget (2014), Wallon (2007, 1981), Vigotski (2008) and others. The study was done through many observations in the classroom. aligning the practice with the theories. The participant observation was based on 5 classes in order to develop stimulatory practices of second language in children to observe their interaction with the second language and the school subjects. It was concluded that the children are able to naturally understand the second language awakening, gradually, the domination of L2.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
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