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Título: Tia eu não sou negro! Como o professor dos anos iniciais lida com o racismo na sala de aula de uma escola de Valparaíso de Goiás
Autor(es): Silva, Ana Paula de Souza
Orientador(es): Fávero Sobrinho, Antônio
Assunto: Racismo
Preconceito racial
Negros
Ambiente de sala de aula
Professores
Data de apresentação: 22-Dez-2016
Data de publicação: 18-Jan-2018
Referência: SILVA, Ana Paula de Souza. Tia eu não sou negro! Como o professor dos anos iniciais lida com o racismo na sala de aula de uma escola de Valparaíso de Goiás. 2016. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho procura analisar como o professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental lida com o racismo. Articulando o referencial teórico e os dados coletados, a pesquisa tenta responder a pergunta inicial através da definição de conceitos sobre raça, racismo, discriminação racial e preconceito. Faz um breve histórico sobre a origem do racismo. Trata também o racismo no Brasil e sua relação com a educação, faz referência à Lei 10.639/03 e sua importância para a educação, aborda o racismo no contexto escolar e dentro da sala de aula. Para alcançar os objetivos foi utilizada uma pesquisa qualitativa, utilizando para a coleta de dados observação participante, o estudo de caso e analise dos desenhos das crianças para verificar a percepção deles sobre o negro. Também foi feita uma entrevista semi estruturada com a professora regente da turma do terceiro ano do Ensino Fundamental acerca do racismo na sala de aula. A pesquisa trouxe contribuições importantes para entender que o racismo faz parte do cotidiano escolar, que o despreparo do professor em lidar com a diversidade carece da necessidade de formação continuada relacionadas às questões étnico-raciais e também a cor da pele ainda é um fator preponderante para segregar os que são considerados negros.
Abstract: The present work seeks to analyze as the teacher of the early years of elementary school deals with racism. Articulating the theoretical framework and the data collected, research attempts to answer the original question by defining concepts about race, racism, racial discrimination and prejudice. Make a brief history about the origin of racism. This is racism in Brazil and its relationship to education, references to the law 10,639/03 and its importance to the education, discusses racism in the school context and inside the classroom. To achieve the goals it was used a qualitative research using data collection participant observation, case study and analysis of children's drawings to verify their perception on the black. Was also made a semi structured interview with Professor Regent from third year of primary education about racism in the classroom. The survey brought important contributions to understand that racism is part of everyday life at school, that teacher preparation in dealing with the diverse needs of the need for continuing education related to ethnic and racial issues and also the skin color is still a predominant factor to segregate those who are considered black.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
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