Resumo: | Este trabalho objetivou analisar contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento da expressão emocional da criança no âmbito da educação infantil. Com as contribuições de Freire (2008), Abramovich (1993), Coelho (2000), Spinoza (1983), Vigotski (2004), Gonzalez Rey (2005), Mitjáns Martínez (2006), Bettelheim (1996) e de documentos norteadores da Educação infantil (2010, 2012), a revisão da literatura abordou os temas: concepção e proposta pedagógica para a Educação Infantil; breve histórico da Literatura Infantil; a emoção e seus sentidos; a Literatura Infantil e a expressão emocional da criança. Percebe-se que a maior parte dos estudos recentes limita-se a como trabalhar a literatura infantil no ambiente escolar, pouco ressaltando os aspectos sociais e, principalmente, emocionais, que a literatura infantil pode proporcionar. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com foco na observação do trabalho realizado com literatura infantil por uma professora, com seus alunos de 5 anos, na sala de aula de uma escola pública de educação infantil localizada em Planaltina-DF. A pesquisadora desenvolveu, também, uma curta intervenção pedagógica com literatura infantil junto à turma. Os instrumentos utilizados foram a observação participante, a análise documental do desenho, o diário da pesquisadora, um grupo focal e um questionário dirigido à professora. Constatou-se que, na turma observada, a literatura infantil parece ser utilizada numa perspectiva funcionalista, ao “serviço” do processo de aprendizagem, sem qualquer escuta ou diálogo com as crianças. O trabalho diferenciado realizado pela pesquisadora com um livro de literatura infantil, dando voz às crianças e à expressão de suas emoções, permitiu reconhecer que várias emoções foram verbalizadas pelas crianças, não só as relacionadas à história, mas a tudo o que no momento as afetava, seja no âmbito escolar, familiar ou social. Com esta pesquisa espera-se ter contribuído para uma reflexão sobre a importância da literatura infantil no desenvolvimento da expressão emocional da criança, com a finalidade de propiciar um refinado olhar referente ao trabalho com literatura em sala de aula na educação infantil. |