Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19082
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BiancaCristianoDeSousa_tcc.pdf629,61 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarvalho, Sônia Marise Salles-
dc.contributor.authorSousa, Bianca Cristiano de-
dc.identifier.citationSOUSA, Bianca Cristiano de. Um olhar pedagógico: a importância da afetividade na escolarização inicial. 2016. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como propósito analisar e investigar a importância da afetividade na educação infantil. Para construção foi desenvolvido um resgate bibliográfico de autores como Piaget, Vygotsky, Antunes e Arantes. A pesquisa tem como metodologia a abordagem qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu em duas escolas da rede pública do Distrito Federal, com turmas das séries iniciais da educação básica. O método utilizado na pesquisa foi a observação participante, complementada com narrativas da professora regente de uma das turmas observadas. Sendo assim, compreender, a partir da base teórica e experiência empírica, aspectos como: o que é afetividade, sua importância e influência no ambiente escolar. Com base na pesquisa, os resultados mostraram que a afetividade se faz presente no inicio da escolarização, como forma de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem de todos os envolvidos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAfetividadept_BR
dc.subject.keywordProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleUm olhar pedagógico : a importância da afetividade na escolarização inicialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-18T18:21:10Z-
dc.date.available2018-01-18T18:21:10Z-
dc.date.submitted2016-06-27-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19082-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract2Este estudio tiene como objetivo analizar e investigar la importancia de la afectividad en la educación infantil. La construcción de este se ha desarrollado un rescate bibliográfico de autores como Piaget, Vygotsky, Antunes e Arantes. La metodología de investigación es cualitativa. Se llevó a cabo dos escuelas públicas en el Distrito Federal, con series iniciales de la educación infantil. Los instrumentos de investigación fueron la observación participante y las narrativas de la maestra de una de las clases observadas. Así que entender, desde los aspectos teóricos y empíricos de experiencia, tales como; que es la afectividad, su importancia, influencia en el ambiente escolar. Con base en la encuesta, resultados mostraron que la afectividad está presente en la educación de la primera infancia como una manera de desarrollar el proceso de enseñanza y aprendizaje para todos los involucrados.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons