Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19082
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BiancaCristianoDeSousa_tcc.pdf629,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um olhar pedagógico : a importância da afetividade na escolarização inicial
Autor(es): Sousa, Bianca Cristiano de
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Afetividade
Processo de ensino-aprendizagem
Educação de crianças
Data de apresentação: 27-Jun-2016
Data de publicação: 18-Jan-2018
Referência: SOUSA, Bianca Cristiano de. Um olhar pedagógico: a importância da afetividade na escolarização inicial. 2016. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho tem como propósito analisar e investigar a importância da afetividade na educação infantil. Para construção foi desenvolvido um resgate bibliográfico de autores como Piaget, Vygotsky, Antunes e Arantes. A pesquisa tem como metodologia a abordagem qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu em duas escolas da rede pública do Distrito Federal, com turmas das séries iniciais da educação básica. O método utilizado na pesquisa foi a observação participante, complementada com narrativas da professora regente de uma das turmas observadas. Sendo assim, compreender, a partir da base teórica e experiência empírica, aspectos como: o que é afetividade, sua importância e influência no ambiente escolar. Com base na pesquisa, os resultados mostraram que a afetividade se faz presente no inicio da escolarização, como forma de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem de todos os envolvidos.
Resumén: Este estudio tiene como objetivo analizar e investigar la importancia de la afectividad en la educación infantil. La construcción de este se ha desarrollado un rescate bibliográfico de autores como Piaget, Vygotsky, Antunes e Arantes. La metodología de investigación es cualitativa. Se llevó a cabo dos escuelas públicas en el Distrito Federal, con series iniciales de la educación infantil. Los instrumentos de investigación fueron la observación participante y las narrativas de la maestra de una de las clases observadas. Así que entender, desde los aspectos teóricos y empíricos de experiencia, tales como; que es la afectividad, su importancia, influencia en el ambiente escolar. Con base en la encuesta, resultados mostraron que la afectividad está presente en la educación de la primera infancia como una manera de desarrollar el proceso de enseñanza y aprendizaje para todos los involucrados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons