Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19077
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CaligeanDaSilvaMesquita_tcc.pdf1,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A contribuição dos contos de fada para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil
Autor(es): Mesquita, Calígean da Silva
Orientador(es): Souza, Tatiana Yokoy de
Assunto: Contos de fadas
Crianças - desenvolvimento
Educação de crianças
Data de apresentação: 6-Dez-2016
Data de publicação: 18-Jan-2018
Referência: MESQUITA, Calígean da Silva. A contribuição dos contos de fada para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. 2016. viii, 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho procura analisar a contribuição dos contos de fada para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil, destacando-se as influências dos contos na subjetividade e no imaginário das crianças. Procurou-se enfatizar a importância dos contos como prática pedagógica para educadoras da Educação Infantil, a partir da fundamentação epistemológica e metodológica de base sociohistórica. Buscou-se analisar a articulação entre pensamento e linguagem, a partir das ideias de Vygotsky e autores que partem desse aporte. O trabalhou foi realizado através de uma pesquisa de campo, em uma escola de Educação Infantil. Os participantes foram 11 crianças de 3 anos de uma mesma turma, a professora regente da turma e a coordenadora da escola, além da própria pesquisadora. Com as crianças, a coleta dos dados se deu em três sessões de contação de histórias e, com as educadoras, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. As análises da pesquisa foram inspiradas na proposta de Aguiar e Ozella (2006) de núcleos de significação para a organização e análise de materiais qualitativos. Os resultados encontrados mostram que os contos de fadas proporcionam a descoberta de um mundo novo, que, ao mesmo tempo, se relaciona com cenas fictícias e com a realidade concreta em que a criança está imersa, influenciando no seu desenvolvimento integral. Verificou-se que ainda é necessária uma maior valorização dos contos de fadas na Educação Infantil, considerando a sua importância no desenvolvimento das crianças.
Abstract: The present work seeks to analyzing the contribution of the fairy tales to child development in Childhood Education, emphasizing the influences of these stories to the subjectivity and to the imaginary of children. We sought to highlighting the importance of the stories as a pedagogic practice for educators of the Childhood Education, based on an epistemological and a methodological sociohistoric perspectives. The articulation between thought and language was analyzed, based on the ideas of Vygotsky and sociohistorical researchers. This work was accomplished through a field research in a school of Childhood Education. The participants were a group of thirteen 3-year-old children, the regent teacher of the group and the pedagogical coordinator of the school, besides the researcher herself. The data collection involved three sessions of fairytale storytelling and semistructured interviews with the educators. The data analysis was inspired by the model of “meaning cores” of Aguiar and Ozella (2006) to organize and to analyze qualitative material. The results show that fairytale storytelling provides to children the discovery of a new world which, at the same time, relates to fictional scenes and to the concrete reality in which the child is immersed, influencing its integral development. It is still necessary a larger valorization of the fairy tales in Childhood Education, considering its great importance to children development.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons