Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19067
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AmirMahdiAraghi_KevenFelipeBarbosadeCastro.pdf2,77 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelagem e avaliação de fatores de intensidade de tensão em problemas de propagação de trincas, por fadiga, utilizando o programa BemCracker2D
Autor(es): Araghi, Amir Mahdi
Castro, Felipe Barbosa de
Orientador(es): Gomes, Gilberto
Assunto: Mecânica da fratura
Fadiga (Mecânica)
Fator de Intensidade de Tensão (FIT)
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 17-Jan-2018
Referência: ARAGHI, Amir Mahdi; CASTRO, Felipe Barbosa de. Modelagem e avaliação de fatores de intensidade de tensão em problemas de propagação de trincas, por fadiga, utilizando o programa BemCracker2D. 2017. x, 78 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A Mecânica da Fratura é a área da mecânica que estuda o impacto que as trincas causam nos materiais, diminuindo a resistência e a durabilidade desses. Essa é uma das ferramentas fundamentais na melhoria do desempenho mecânico dos materiais e componentes. Calcular o Fator de Intensidade de Tensão (FIT) em uma trinca é um item importante na definição das tensões atuantes nessa e, por meio disso, é possível estimar a ocorrência de propagação e aumento de tensões, comprometendo a resistência do material trincado. O cálculo dos FITs, de forma analítica, é possível apenas para poucas geometrias e, por isso a necessidade de modelagem por técnicas numéricas, como o Método dos Elementos Finitos (MEF) e o Método dos Elementos de Contorno (MEC), é de suma importância no campo da Mecânica da Fratura. Esse projeto tratará da avaliação dos valores de FIT em problemas de propagação de trincas, a partir de um programa denominado BemCracker2D para análise via MEC.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons