Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/19060
Título: | Sentidos e significados do programa FORMANCIPA : das trajetórias às perspectivas dos estudantes ingressantes na Educação Superior |
Autor(es): | Reis, Julian Esttefane da Silva |
Orientador(es): | Rêses, Erlando da Silva |
Assunto: | Extensão universitária Ensino superior Democratização da educação Programa Formancipa (Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior) Educação popular Educação não-formal |
Data de apresentação: | 11-Dez-2017 |
Data de publicação: | 17-Jan-2018 |
Referência: | REIS, Julian Esttefane da Silva. Sentidos e significados do programa FORMANCIPA: das trajetórias às perspectivas dos estudantes ingressantes na Educação Superior. 2017. [62] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Este trabalho trata de uma pesquisa acadêmica de abordagem qualitativa que buscou identificar e analisar os sentidos e o significados do programa de Formação Integrada e Emancipadora de Acesso ao Ensino Superior – FORMANCIPA para seus exestudantes que ingressaram em instituições de nível superior. O FORMANCIPA é um programa de extensão universitária que atua na região do entorno sul do Distrito Federal em parceria com a Universidade de Brasília, com a entidade SERPAJUS – Serviço de Paz, Justiça e Não violência e com a Prefeitura dos municípios. A proposta desta pesquisa é discutir sobre a ação da Educação Popular não formal como uma ferramenta de democratização, emancipação e incentivo ao ingresso no nível superior visto que em levantamento realizado nas seguintes plataformas digitais: Biblioteca Digital de Monografias (BDM) e pelo Repositório Institucional da Universidade de Brasília constatou-se uma baixa incidência de pesquisas no campo da Educação Popular e não formal. Portanto, este trabalho acadêmico foi elaborado e estruturado em 5 capítulos. O primeiro capítulo trata das bases teóricas e educacionais de criação descrição do programa FORMANCIPA. O segundo capítulo foi dedicado para descrever as especificidades da metodologia de atuação deste programa. O terceiro capítulo foi desenvolvido com base na reflexão de capital cultural dos ex-estudantes do programa ingressantes na educação superior, ou seja, os frutos programa, o quarto discorre sobre a metodologia da pesquisa de campo e o quinto e último capítulo analisa empiricamente os sentidos e significados do programa para estes estudantes através da proposta da criação de núcleos de significação. |
Abstract: | The study presents an academic qualitative research that sought to identify and analyze the senses and meanings of the program Formação Integrada Emancipadora de Acesso à Educação Superior - FORMANCIPA for the ex-Alumni of this program that headed off to college. The FORMANCIPA program is an extension program that operates in partnership with the University of Brasilia and with the SERPAJUS entity – Serviço de Paz, Justiça e Não violência in the area that surround Federal District. The proposal of this research is to discuss about the action of non-formal Education as a tool for democratization, emancipation and encouraging college education admission. A survey on the following platforms: Digital Library Monographs (BDM) and by the Institutional Repository of the University of Brasilia showed a a low incidence of academic research in the field of Popular and non-formal Education. Therefore, this academic qualitative research was elaborated and structured into 5 chapters. The first chapter deals with the description of theoretical bases about the creation of the FORMANCIPA program. The second chapter was dedicated to describe the specificities about the methodology of this program. The third chapter was developed based on a critical reflection about the cultural capital theory relation with the ex-Alumni of the program that headed off to college, rewards of the FORMANCIPA working. The fourth chapter discusses about the methodology used to the do the research step by step and the fifth and final chapter examines empirically the senses and meanings of the program for these students who were admitted into college using the meaning core as an instrument analysis. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons