Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19057
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LarissadosSantosAndrade.pdf837,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um olhar sobre a Diversidade Cultural no Atendimento Lúdico Pedagógico do Hospital Universitário de Brasília
Autor(es): Andrade, Larissa dos Santos
Orientador(es): Souza, Amaralina Miranda de
Assunto: Diversidade cultural
Hospitalização
Atividades lúdicas
Pedagogia hospitalar
Hospital Universitário de Brasília (HUB)
Data de apresentação: 12-Dez-2017
Data de publicação: 17-Jan-2018
Referência: ANDRADE, Larissa dos Santos. Um olhar sobre a Diversidade Cultural no Atendimento Lúdico Pedagógico do Hospital Universitário de Brasília. 2017. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este Trabalho de Final de Curso nasceu do olhar frente à diversidade cultural no atendimento lúdico pedagógico do Hospital Universitário de Brasília. Este tema está evidenciado pela presença constante da diversidade em um hospital que atende, na pediatria, diversas crianças e adolescentes de diferentes cidades do Brasil, que interromperam o período de escolarização devido a enfermidade para, hospitalizados, realizarem o tratamento de saúde que necessitavam. O objetivo deste estudo é caracterizar a diversidade cultural no atendimento lúdico pedagógico no âmbito da Brinquedoteca do HUB e da equipe multidisciplinar do hospital, observando de que forma as práticas pedagógicas junto à criança e o adolescente consideram as suas expressões culturais. A metodologia, de abordagem qualitativa, através da observação participante da prática pedagógica supervisionada na Brinquedoteca da pediatria e de entrevistas semi estruturadas com profissionais da equipe multidisciplinar, com a família acompanhante e em conversa com as crianças e jovens hospitalizados, orientou-se pela organização e análise dos dados, sugeridos por Creswell (2010), que confluíram em seus aspectos mais gerais para a compreensão da realidade estudada. Os resultados apontam para a necessidade de se colocar em evidência a diversidade de costumes e hábitos naturalmente integrados na vida dos sujeitos hospitalizados, que, demandam a equipe multidisciplinar e, em particular a atuação do pedagogo, a consideração da cultura desses sujeitos no cotidiano do atendimento lúdico pedagógico, como forma de acolhimento e facilitação para o tratamento e integração ao contexto hospitalar.
Abstract: This work of Course’s ending, born from look at the cultural diversity in the pedagogic service playful at University Hospital of Brasília. This theme it is evidenced for the constant presence of the cultural diversity in a hospital that caters to in pediatrics a lot childrenand adolescents from many different cities of Brazil, that interrupted the period of schooling due to disease to, hospitalized, to carry out treatment health they need. The goal of this study is to characterize the cultural diversity in the pedagogic service playful in scope of the library toy of HUB and of the multidiscipline team from hospital, observing how practices with the child and adolescent consider their cultural expressions.The methodology, of qualitative approach, through participant observation of supervised pedagogic practicein the library toy at pediatricsand semi-structured interviews with professionals from the multidiscipline team, with the family companionand in chat with the children and youngers hospitalized, oriented by the organization and analysis of data, suggested by Gil (2008) that concluded in yours more general aspects for the understanding of the reality studied. The results point to the need for to put in evidence the diversity of mores and habits naturally integrated into the lives of hospitalized people, that, demand to multidiscipline team and in private to the pedagogue’s performance, the consideration of culture those people in the daily life of the pedagogic playful care, as a for of reception and facilitation for the treatment and integration into the hospital context.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons