Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19056
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DanielledeCassiaAfonsoRamos.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Revista de Instrução e Educação : um olhar sobre a instrução pública e a educação no Maranhão do século XIX
Autor(es): Ramos, Danielle de Cássia Afonso
Orientador(es): Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Assunto: Educação - história
Educação
Data de apresentação: 8-Dez-2017
Data de publicação: 17-Jan-2018
Referência: RAMOS, Danielle de Cássia Afonso. Revista de Instrução e Educação: um olhar sobre a instrução pública e a educação no Maranhão do século XIX. 2017. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A pesquisa tem por objeto de estudo uma revista pedagógica no Maranhão do século XIX. O problema constitui-se em investigar quais eram as concepções de instrução e educação veiculadas nas páginas da Revista de Instrução e Educação publicada entre 1877 e 1878. O objetivo geral é identificar as concepções de educação e instrução veiculadas no impresso em questão, entre os meses de agosto a outubro de 1877. E mais especificamente, pretende-se entender o lugar dessa revista no quadro da história e da historiografia sobre a imprensa pedagógica no Império e na Província do Maranhão; compreender a estrutura organizativa da escolarização maranhense durante o Império enquanto contexto de surgimento da revista; e, por fim, examinar as estratégias discursivas e os conteúdos relativos à educação e a instrução veiculados nas páginas do periódico. Adotou-se a análise metodológica de impressos proposta por Zicman (1985), divida em quatro eixos: aspectos formais e materiais, aspectos históricos, aspectos econômicos e aspectos da clientela do jornal. Ao analisar as estratégias discursivas e os conteúdos sobre educação e instrução, verificou-se a função moral, civilizatória e pedagógica, direcionada, principalmente, à educação popular de adultos trabalhadores. No que tange as concepções de instrução a revista discutiu sobre a profissão docente e o papel desempenhado pelo professor; sobre conteúdos vinculados à obrigatoriedade escolar; sobre a iniciativa privada e associativismo. Em relação às concepções de educação, estas estavam fortemente associadas à moral e família, revelando uma marca acentuada da religião católica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons