Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19050
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ClaudiaCorreiaCipriano.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Jogos no ensino fundamental : um recurso pedagógico
Autor(es): Cipriano, Cláudia Correia
Orientador(es): Machado, Liliane Campos
Assunto: Crianças - desenvolvimento
Atividades lúdicas
Educação
Processo de ensino-aprendizagem
Ludicidade
Data de apresentação: 4-Dez-2017
Data de publicação: 17-Jan-2018
Referência: CIPRIANO, Cláudia Correia. Jogos no ensino fundamental: um recurso pedagógico. 2017. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo a reflexão sobre a importância do jogo no desenvolvimento da criança e a sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem. Para se compreender melhor o estudo, apresentou-se a evolução histórica do jogo ao longo dos tempos, bem como foi falado sobre a ludicidade no processo formativo, além de apresentadas algumas teorias sobre o jogo, principalmente a de Vigotski (1979) e como a criança atua nesse contexto lúdico. Para compor este trabalho, observou-se uma sala de aula de primeiro ano (crianças em fase de alfabetização), em uma escola pública de Brasília, e averiguou-se como foi o desenrolar das atividades, o planejamento pedagógico, a aplicação de jogos para desenvolver temas e promover a aprendizagem. Aplicaram-se alguns jogos para observar a turma, os quais foram desenvolvidos conforme as necessidades das crianças, e entrevistou-se, ainda, a professora da turma. Para elaborar uma abordagem para avaliação de jogos educacionais, pesquisaram-se algumas metodologias que atestaram que os jogos, no processo de ensino e aprendizagem, são ferramentas capazes de auxiliar no processo educativo, desde que sejam planejados e trabalhados de uma forma crítica e que possibilite a aprendizagem de uma maneira significativa para o aluno.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons