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https://bdm.unb.br/handle/10483/19049
Título: | A brincadeira protagonizada da criança pequena na Educação Infantil |
Autor(es): | Andrade, Mara Carolina do Nascimento |
Orientador(es): | Cavaton, Maria Fernanda Farah |
Assunto: | Educação de crianças Atividades lúdicas Brincadeiras Crianças - desenvolvimento Ludicidade |
Data de apresentação: | 5-Dez-2017 |
Data de publicação: | 17-Jan-2018 |
Referência: | ANDRADE, Mara Carolina do Nascimento. A brincadeira protagonizada da criança pequena na Educação Infantil. 2017. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Esse trabalho de conclusão de curso de Pedagogia da Faculdade de Educação tem como objetivo descrever e analisar as brincadeiras protagonizadas das crianças pequenas, faixa etária de cinco a seis, da turma de Jardim II de uma escola particular do Distrito Federal em atividades livre e dirigidas. Partimos da concepção de brincadeira contida no Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal e da teoria de Vigotski e Elkonin sobre os papéis sociais no faz de conta. Considerando a abordagem qualitativa de investigação e um estudo de caso e pesquisa-ação da importância da brincadeira protagonizada elaboramos três sessões: ‘pique-pega com personagens’, para observar as condutas das crianças na brincadeira protagonizada com personagens definidos; a segunda, ‘vamos viajar’, para descrever a brincadeira protagonizada das crianças em situações pré-determinadas e, por último, elaboramos a sessão ‘como seu eu fosse um adulto’ para analisar a brincadeira protagonizada das crianças a partir dos objetos de adultos. Nas sessões descritas, as crianças realizaram brincadeiras protagonizadas em que puderam desempenhar papéis sociais e profissionais dos adultos refletindo experiências vividas anteriormente. As brincadeiras direcionadas produziram pouco desempenho infantil com personagens de animais. Concluímos que é importante que as crianças tenham brincadeiras livres para reproduzirem os conhecimentos que já tenham sobre o mundo em que vivem e, sobretudo, no coletivo, que para brincarem juntas, precisaram aprender a negociar papéis e condutas entre si. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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