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Título: A brincadeira protagonizada da criança pequena na Educação Infantil
Autor(es): Andrade, Mara Carolina do Nascimento
Orientador(es): Cavaton, Maria Fernanda Farah
Assunto: Educação de crianças
Atividades lúdicas
Brincadeiras
Crianças - desenvolvimento
Ludicidade
Data de apresentação: 5-Dez-2017
Data de publicação: 17-Jan-2018
Referência: ANDRADE, Mara Carolina do Nascimento. A brincadeira protagonizada da criança pequena na Educação Infantil. 2017. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso de Pedagogia da Faculdade de Educação tem como objetivo descrever e analisar as brincadeiras protagonizadas das crianças pequenas, faixa etária de cinco a seis, da turma de Jardim II de uma escola particular do Distrito Federal em atividades livre e dirigidas. Partimos da concepção de brincadeira contida no Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal e da teoria de Vigotski e Elkonin sobre os papéis sociais no faz de conta. Considerando a abordagem qualitativa de investigação e um estudo de caso e pesquisa-ação da importância da brincadeira protagonizada elaboramos três sessões: ‘pique-pega com personagens’, para observar as condutas das crianças na brincadeira protagonizada com personagens definidos; a segunda, ‘vamos viajar’, para descrever a brincadeira protagonizada das crianças em situações pré-determinadas e, por último, elaboramos a sessão ‘como seu eu fosse um adulto’ para analisar a brincadeira protagonizada das crianças a partir dos objetos de adultos. Nas sessões descritas, as crianças realizaram brincadeiras protagonizadas em que puderam desempenhar papéis sociais e profissionais dos adultos refletindo experiências vividas anteriormente. As brincadeiras direcionadas produziram pouco desempenho infantil com personagens de animais. Concluímos que é importante que as crianças tenham brincadeiras livres para reproduzirem os conhecimentos que já tenham sobre o mundo em que vivem e, sobretudo, no coletivo, que para brincarem juntas, precisaram aprender a negociar papéis e condutas entre si.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
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