Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19047
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_PriscilaRodriguesReis.pdf1,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O lúdico na educação infantil : o que abordam os trabalhos de conclusão do curso de Pedagogia na UnB
Autor(es): Reis, Priscila Rodrigues
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Atividades lúdicas
Educação de crianças
Pedagogia
Ludicidade
Data de apresentação: 27-Nov-2017
Data de publicação: 17-Jan-2018
Referência: REIS, Priscila Rodrigues. O lúdico na educação infantil: o que abordam os trabalhos de conclusão do curso de Pedagogia na UnB. 2017. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A pesquisa qualitativa foi realizada com o objetivo de perceber a importância do lúdico na educação infantil, tendo em vista estudos documentais e a partir desses realizar a Análise de discurso dos Trabalhos de Conclusão do curso de 4 pesquisas de TCCs. Essa monografia foi dividida em 2 partes, a primeira parte contendo a introdução e o memorial formativo, o qual resgato memórias da minha vida, experiências ao longo do curso, influências familiares e acadêmicas. A segunda parte contendo as categorias teóricas, a qual trato das legislações pertinentes a educação infantil e autores que abordam o tema, a metodologia, expondo como será feita a pesquisa, análise de dados, percebendo a visão de docentes quando tratamos do lúdico, o espaço para realização de jogos e brincadeiras, as suas formações acadêmicas para dar suporte ao ensino através do lúdico, formas de utilizar a ludicidade. Conseguinte, as considerações finais, em que concluo o trabalho a partir das categorias teóricas e da pesquisa realizada, já nas perspectivas futuras, deleito de qual caminho pretendo seguir. Busco melhor conhecer e compreender os fundamentos sobre o lúdico na educação infantil, tendo em vista a socialização, interação, desenvolvimento infantil e a prática pedagógica. Adiante, esse trabalho discuto o lúdico como essencial para criança, tendo em vista que estão em fase de desenvolvimento e nesse período devem imaginar, experimentar, criar, procurando assim, realçar a função da ludicidade para a criança.
Abstract: This qualitative survey was made with the aim of analysing the importance of the ludic in preschool, acording to documentary studies and through them make the analysis of speech of four ending-conclusion works. This monograph was divided in two parts, the first one has the introduction and my memoirs, where I wrote about my life, my experiences in my course and family and academic influences. The second one has the theorical categories where I studied the legislations about child education and authors who wrote about this issue, their methodology, by saying how they will make the survey, analyse the pieces of information, the viewpoint of the professors in terms of ludic, the space for the games and plays and their academic formations to help the ludic teachings and the way of using the ludic games. As to final considerations, I finish this work by using the theorical categories of the survey, in the future perspectives and the way I intend to follow. I do want to know better and understand the basis of the ludic in the child education, because of the socialization, interation, child development and the pedagogic teachings. In this work, I analyse the ludic as being very important for the children. They are in one age of growing as human beings and during this time, they generally imagine, experiment, create by trying to put on the spot the ludic for the children.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons