Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19046
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LoianedeSousaRibeiro.pdf2,46 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Construção do ser, identidade e interações na sala de aula
Outros títulos: Construction of self, identity and interactions in the classroom
Autor(es): Ribeiro, Loiane de Sousa
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Aprendizagem
Crianças - desenvolvimento
Identidade
Interação social em crianças
Data de apresentação: 28-Nov-2017
Data de publicação: 17-Jan-2018
Referência: RIBEIRO, Loiane de Sousa. Construção do ser, identidade e interações na sala de aula. 2017. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Com o propósito de entender o espaço social em que acontecem os processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança da educação infantil, o presente trabalho enfatiza as relações interativas entre os alunos e professora. O objetivo principal foi compreender como acontece as interações sociais entre alunos e professora no contexto escolar e como isso implica no processo de formação da identidade do aluno da Educação Infantil. Os objetivos específicos procuraram (1) analisar as interações entre as crianças dentro da sala de aula e na área externa da escola; (2) identificar manifestações de cuidado com o outro pelas crianças; (3) analisar os efeitos de um projeto interventivo para o desenvolvimento do autoconhecimento,valorização da identidade, bem como habilidades e competências nos cuidados consigo e com os demais colegas. Para o desenvolvimento de tais objetivos, o estudo teórico enfatizou os temas referentes à aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação infantil nas perspectivas de H. Wallon e Lev S. Vigotski. Já a pesquisa de campo realizou dinâmicas em escola desta etapa de ensino, contextualizando a construção de identidade nesse ambiente educacional, bem como o papel do professor. A pesquisa empírica, de natureza qualitativa partiu dos métodos de observação participativa e intervenções pedagógicas. Participaram crianças de cinco e seis anos de uma instituição privada de ensino localizada no Plano Piloto, Distrito Federal. Para análise dos resultados, foram observadas as atividades desenvolvidas pelas crianças ao longo da pesquisa. Os resultados mostraram como as crianças constroem sua identidade através das interações sociais que acontecem no ambiente escolar.
Abstract: In order to understand the social space in which the processes of learning and development take place within early childhood education, the present monography emphasizes the interactive relations between the students and the teacher. The main objective was to understand how the social interactions between students and teacher in the school context and how this implies in the process of formation of the identity of the student of the Infantile Education. The specific objectives sought to (1) analyze the interactions between the children in the classroom and in the external area of the school; (2) identify manifestations of care for one another by children; (3) to analyze the effects of an intervention project for the development of self-knowledge, self-esteem, and skills and competences in caring for oneself and other colleagues. For the development of such objectives, the theoretical study emphasized themes related to children's learning and development in early childhood education in the perspectives of H. Wallon and Lev S. Vigotski, then the dynamics in the school of this stage of education, contextualizing the construction of identity at this educational environment, as well as the role of the teacher. The empirical qualitative research comprised methods of participative observation and pedagogical interventions. Children of five and six years old of a private educational institution located at Plano Piloto, Distrito Federal, Brazil participated at this research. For the analysis of the results, the activities developed by the children during the research were observed. The results showed how children construct their identity through the social interactions that take place in the school environment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons