Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1904
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FranqueSalviano_IsmaelCunha.pdf168,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo morfológico e avaliação fitossanitária de plantas de Pfaffia glomerata oriundas de autosemeadura
Autor(es): Salviano, Franque Natelce
Cunha, Ismael de Andrade
Orientador(es): Mattos, Jean Kleber de Abreu
Assunto: Botânica - morfologia
Fenologia vegetal
Nematoda em plantas
Data de apresentação: 13-Jul-2011
Data de publicação: 29-Ago-2011
Referência: SALVIANO, Franque Natelce; CUNHA, Ismael de Andrade. Estudo morfológico e avaliação fitossanitária de plantas de Pfaffia glomerata oriundas de autosemeadura. 2011. 34 f. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A espécie Pfaffia glomerata (Spreng.) Pedersen, Amaranthaceae, é encontrada ocorrendo espontaneamente em todo o Brasil. Suas raízes são usadas popularmente como tônico, anti-tumoral, afrodisíaco e complemento alimentar, entre outras indicações. Esta espécie tem sido coletada drasticamente na natureza. O objetivo do presente trabalho é descrever morfológica e fenologicamente genótipos de Pfaffia glomerata obtidos por autosemeadura e avaliar sua reação ao nematóide das galhas Meloidogyne javanica. Após o crescimento dos “seedlings” por um ano foi levantada a presença do nematóide das galhas Meloidogyne javanica nas raízes, tendo sido as plantas a seguir transplantadas para novos vasos com terra nova (mistura EEB). As avaliações morfológica e fenológica foram feitas 60 dias após esse transplante, visando classificar grupos de tipos. Os dados coletados foram: índice de afilamento do limbo foliar, pilosidade, a fenologia, a nota de severidade da virose e o registro de pragas. Concluiu-se que as plantas oriundas da auto-semeadura de Pfaffia glomerata apresentaram elevada segregação de caracteres morfológicos. As plantas oriundas da auto-semeadura de Pfaffia glomerata apresentaram interessante diversidade de reação ao parasitismo de Meloidogyne javanica. A autosemeadura em Pfaffia glomerata em casa-de-vegetação tem se revelado muito eficiente em produzir novas e abundantes plantas com diversidade genética.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2011.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons