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Título: Educação Musical : reflexões sobre a expressão musical dos bebês
Autor(es): Oliveira, Júlia Silva de
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Assunto: Educação musical
Lactentes
Crianças - desenvolvimento
Música e crianças
Música na educação
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 17-Jan-2018
Referência: OLIVEIRA, Júlia Silva de. Educação Musical: reflexões sobre a expressão musical dos bebês. 2016. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este Trabalho tem por principal objetivo propor uma reflexão sobre: O que muda pensar a Educação Musical do bebê biológico para o bebê que é passível de desenvolvimento numa cultura, ou seja, o bebê cultural e suas expressões? Está dividido em quatro outras indagações, intituladas a partir de uma brincadeira feita junto aos Bebês em nossa cultura brasileira: 1. Cadê o Bebê? Quem é o bebê e o que tem se falado dele em contextos específicos da História?; 2. Cadê o Estado? Como é visto o bebê pelo Estado e como ele é atendido pela Legislação? 3. Cadê Tio VigVig? O que muda pensar o bebê biológico para o bebê cultural, e suas expressões, trazendo as reflexões ao âmbito da Educação Musical, à luz da teoria de Lev Semenovitch Vigotski? 4. Cadê o Bebê? Olha ele aqui! Propõem uma reflexão sobre possíveis fundamentos e práticas que envolvam a expressão e musicalidade dos bebês, sabendo que são passíveis de desenvolvimento numa cultura. Concluindo com a importância de se possibilitar um ambiente com práticas e atividades que possibilitem a musicalidade dos bebês.
Abstract: This work has the main purpose of proposing a reflection on: What does the musical education of a biological baby change to a baby that can be developed in a culture, that is, the cultural baby and its expressions? It is divided into four other inquiries, titled from a play commonly made to Babies in our Brazilian culture: 1. Where's the Baby? Who is the baby and what has been said about him in specific contexts of history?; 2. Where is the State? How is the baby seen by the State and how is it served by the Legislation? 3. Where's Uncle VigVig? What changes does the biological baby think about the cultural baby, and its expressions, bringing the reflections to the scope of Music Education, in the light of Lev Semenovitch Vygotsky's theory? 4. Where is the Baby? Look at him here! Its propose a reflection on possible fundamentals and practices that involve the expression and baby’musicality, knowing that they are development in a culture. Concluding with the importance of enabling an environment with practices and activities that allow the musicality of the babies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
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