Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19022
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CaioMouraVieira.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudos de variáveis para abertura de uma Rua do Lazer em Taguatinga - DF
Autor(es): Vieira, Caio Moura
Orientador(es): Gonzales Taco, Pastor Willy
Coorientador(es): Sousa, Adriana Modesto de
Assunto: Ciclovias
Mobilidade urbana
Espaço urbano
Espaços públicos
Taguatinga (DF)
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 16-Jan-2018
Referência: VIEIRA, Caio Moura. Estudos de variáveis para abertura de uma Rua do Lazer em Taguatinga - DF. 2017. xi, 57 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Entre os problemas relacionados ao ambiente urbano destaca-se o pequeno número de pessoas ocupando os espaços públicos de cidades Latino Americanas. Esse fato está fortemente relacionado ao sentido que as pessoas dão à “rua”. Com o avanço de políticas voltadas para o uso do automóvel particular, a rua passa a ser vista mais como um local exclusivo de passagem do que um local de permanência e de encontros. Nesse contexto, é oportuno estudar e propor intervenções que possam ajudar a mudar essa realidade. A intervenção sugerida nesse trabalho é a abertura de vias para lazer aos domingos e feriados, denominada Rua do Lazer. Os objetivos principais foram identificar e caracterizar as variáveis corroborantes para a criação de uma Rua do Lazer aos domingos e feriados na Região Administrativa de Taguatinga. Os métodos e técnicas adotados foram revisão da literatura de maneira sistematizada, como aporte teórico, levantamento de dados georreferenciados em documentos institucionais, observação de campo, dados de contagem de tráfego, entrevistas e questionários. Para o tratamento dos dados buscou-se o aporte da estatística descritiva e da análise do conteúdo. Os resultados revelaram que a região estudada atende à maioria das variáveis destacadas na literatura. Com base nesses resultados, nas entrevistas com agentes sociais e gestores públicos, que foram todas favoráveis à proposta de criação da Rua do Lazer e no questionário online, que apresentou 83,3% das respostas de moradores da região favoráveis à mesma proposta, conclui-se a proposta de criação da Rua do Lazer para a Avenida Comercial de Taguatinga se mostrou viável.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.19022
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons