Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1902
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_TiagoMaurelliJubrandeLima.pdf221,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Constitucionalidade / legalidade da diferenciação de preço de entrada entre homens e mulheres nas casas noturnas
Autor(es): Lima, Tiago Maurelli Jubran de
Orientador(es): Gassen, Valcir
Assunto: Defesa do consumidor
Igualdade perante a lei
Direitos civis
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 29-Ago-2011
Referência: LIMA, Tiago Maurelli Jubran de. Constitucionalidade/legalidade da diferenciação de preço de entrada entre homens e mulheres nas casas noturnas. 2011. 56 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Muito pouco se fala a respeito das diferenças entre homens e mulheres nas casas noturnas, principalmente no que tange ao preço de entrada. Assim sendo, urge abordar este tema para que se incentive a criação de outros estudos, dando-lhes subsídios para realização de análises mais profundas sobre o assunto. Nesse contexto, abordar-se-á a corrente do neoconstitucionalismo e da eficácia horizontal dos direitos fundamentais, explicitando suas características (eficácia normativa das normas constitucionais, interpretação conforme à Constituição Federal e aplicação dos direitos fundamentais nas relações entre privados) a fim de visualizar as suas influências nesta temática. Ademais, enumerar-se-ão e perscrutar-se-ão os princípios constitucionais que se aplicam à hipótese (livre iniciativa, propriedade privada e sua função social, defesa do consumidor e isonomia), contrapondo aqueles de cunho individual e social, visando a perquirir quais deverão prevalecer no caso concreto. Em seguida, analisar-se-á o Código de Defesa do Consumidor e seus escopos, apresentando os entendimentos divergentes quanto ao princípio da isonomia insculpido em seu artigo 6º, II, in fine, ou seja, ele deve ser aplicado somente na relação entre os destinatário final do produto/serviço e o fornecedor, ou também às relações entre os próprios consumidores? Por fim, concluir-se-á, consoante os argumentos trazidos, que a exigência feita pelos estabelecimentos é inconstitucional/ilegal, tendo em vista a ofensa ao princípio da isonomia, da função social da propriedade e da defesa do consumidor.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Curso de Graduação em Direito, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.1902
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons