Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19011
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FernandaPalharesSilva.pdf943,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Características morfológicas das fibras de Agave americana l., Saccharum spp., Heliconia rostrata, Arundo donax, Musa spp. e roseta de Ananas comosus visando a produção de papel artesanal
Autor(es): Silva, Fernanda Palhares
Orientador(es): Gonçalez, Joaquim Carlos
Coorientador(es): Costa, Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues da
Assunto: Papel - confecção
Fibras
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 15-Jan-2018
Referência: SILVA, Fernanda Palhares. Características morfológicas das fibras de Agave americana l., Saccharum spp., Heliconia rostrata, Arundo donax, Musa spp. e roseta de Ananas comosus visando a produção de papel artesanal. 2017. vi, 27 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Nos grandes centros urbanos do país existe um expressivo volume de consumo de papel, bem como de resíduos gerados pelo consumo de alimentos e cereais, porém muitas vezes esses resíduos não são aproveitados desperdiçando a possibilidade de um uso mais nobre, como a produção de papel. O objetivo deste trabalho é a caracterização morfológica de fibras de Agave americana l., Saccharum spp., Heliconia rostrata, Arundo donax, Musa spp. e roseta de Ananas comosus, visando a produção de papel artesanal. Foi realizada a individualização das fibras e montagem das laminas para análise. Posteriormente essas fibras foram medidas no microscópio com o auxílio de software de computador. Também foi determinada a densidade básica pelo método do máximo teor de umidade. A espécie Saccharum spp., classificada como fibra curta, apresentou melhores caraterísticas morfológicas. Já para a categoria de fibras longas, as fibras da espécie Musa spp., se destacaram sugerindo melhores características na produção polpa celulósica, sendo está a espécie que também se destacou com os melhores índices estudados dentre as seis analisadas. A confirmação da potencialidade ou não das espécies estudadas será confirmada com a produção da polpa e papel e análise de suas propriedades.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.19011
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons