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Título: Imagem do Brasil : análise sob o olhar dos 50 anos da Embratur
Autor(es): Dias, Letícia Melo
Orientador(es): Aldrigue, Natália de Sousa
Assunto: EMBRATUR
Brasil - turismo
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 12-Jan-2018
Referência: DIAS, Letícia Melo. Imagem do Brasil: análise sob o olhar dos 50 anos da Embratur. 2017. 63 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O Brasil é um país de grandes proporções e tem potencial para ser um dos maiores receptores de turistas do mundo, mas como é a imagem que tem sido vendida? Neste estudo buscamos analisar como o Brasil vem sendo representado como produto turístico em seu viés mercadológico, sob a ótica do Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur, através do livro de publicação de 50 anos da instituição. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica sobre o marketing e a importância da imagem para a construção de uma identidade para a localidade. A análise se baseou em cinco imagens propagandísticas, selecionadas a partir do livro em destaque, considerando os anos com maior recebimento de turistas estrangeiros a partir de 1970. A partir disso pudemos tecer algumas observações acerca da visão de país que se queria passar em determinados momentos da história, tendo como resultado, oito momentos distintos da divulgação da imagem do país como produto turístico.
Abstract: Brazil is a country of great proportions and has the potential to be one of the biggest tourists receivers in the world, but how is the image that has been sold? This study aims to analyze how Brazil has been represented as a tourist product in its marketing bias, under the perspective of the Brazilian Tourism Institute - Embratur, through the institution's 50 year publication book. To do so, we carry out bibliographic research on marketing and the importance of the image to the construction of an identity for the locality. The analysis was based on five propagandistic images, selected from the featured book, considering the years with the greatest reception of foreign tourists since 1970. From this we were able to make some observations about the country view that one wanted to spend in certain moments of the history, resulting in eight distinct moments of the dissemination of the country's image as a tourist product.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18973
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