Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18970
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AriannaMelloMarques.pdf1,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A oferta do volunturismo no Brasil : uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmento
Autor(es): Marques, Arianna Mello
Orientador(es): Wiesinieski, Lívia Cristina Barros da Silva
Assunto: Volunturismo
Trabalho voluntário
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 12-Jan-2018
Referência: MARQUES, Arianna Mello. A oferta do volunturismo no Brasil: uma análise do posicionamento das agências que atuam no segmento. 2017. 89 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A fim de compreender no que consiste o fenômeno do Volunturismo e de que forma a sua oferta é disponibilizada no mercado brasileiro, o presente trabalho tem por objetivo analisar os debates conceituais sobre o segmento e identificar os elementos que compõem e caracterizam sua oferta no Brasil. Esses elementos referem-se à identificação dos agentes que atuam no segmento, aos projetos e áreas desenvolvidos, à relação das agências com as comunidades locais, às características fundamentais dos programas (pré-requisitos, duração, preço) e ao discurso e imagens empregados na publicidade das organizações. Dessa maneira, foi realizada nesse trabalho uma pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa por meio de pesquisas bibliográficas e documentais para compreender o fenômeno do Volunturismo, e por meio da análise de discurso e conteúdo dos portais online dos principais agentes do Volunturismo do Brasil.
Abstract: In order to understand the phenomenon of Voluntourism and how its offer is made available in the Brazilian market, this paper aims to analyze the conceptual debates about the segment and to identify the elements that compose and characterize its offer in Brazil, based on the content analysis of the online offer of the main agents of Voluntourism in the country. These elements refer to the identification of the agents that work in the segment, to the projects and developed areas, the relationship of the agencies with the local communities, to the fundamental characteristics of the programs (prerequisites, duration, price) and to the images and speech used in the advertising of organizations. In this way, an exploratory, descriptive and qualitative research was developed through bibliographical and documentary researches to the knowledge of the phenomenon of Voluntourism, and through discourse analysis and content of the online portals of the main agents of Voluntourism in Brazil.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18970
Aparece na Coleção:Turismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons