Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18965
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JeronimoFelipeCamargoNeto.pdf1,6 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comicidade física ou o exercício da não vaidade : análise do processo de transposição da cena de Mr. Bean para o espetáculo “Cinema Pelado”
Autor(es): Camargo Neto, Jerônimo Felipe
Orientador(es): Carneiro, Felícia Johansson
Assunto: Comicidade
Comédia
Teatro
Personagens no teatro
Teatro - interpretação
Data de apresentação: 6-Dez-2017
Data de publicação: 12-Jan-2018
Referência: CAMARGO NETO, Jerônimo Felipe. Comicidade física ou o exercício da não vaidade: análise do processo de transposição da cena de Mr. Bean para o espetáculo “Cinema Pelado”. 2017. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre os aspectos que compõem a comicidade, a partir da análise do processo de construção de uma cena presente no espetáculo “Cinema Pelado”, resultado da disciplina de Diplomação em Artes Cênicas 1, 1/2017. Tal cena foi baseada numa esquete televisiva do personagem Mr. Bean, interpretado pelo ator Rowan Atkinson, que se desenvolve sem diálogos falados, priorizando exclusivamente a linguagem gestual do intérprete. Para analisar como a comicidade se desenvolve na cena em questão, recorro a teorias de Vladimir Propp e Henri Bergson, que fazem um apanhado histórico e social sobre o cômico, discorrendo sobre os principais elementos capazes de gerar comicidade. A partir dessa análise, reflito sobre o meu processo de desenvolvimento da cena, levando em consideração os elementos teatrais que me auxiliaram. Mais especificamente, reflito sobre a linguagem da comédia física que se desenvolve em cenas de diálogos que não são amparados pelo suporte do texto escrito, focalizando meu próprio processo de composição e interpretação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons