Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18962
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LuizGustavoCaitanoRibeiro.pdf824,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Três personagens chamam por um ator : voz e palavra como convite para a materialização das personagens Mi Ladi, Larry e Tony da peça Cinema Pelado
Autor(es): Ribeiro, Luiz Gustavo Caitano
Orientador(es): Pacheco, Sulian Vieira
Assunto: Teatro - interpretação
Personagens no teatro
Atores - prática profissional
Teatro - voz
Data de apresentação: 11-Dez-2017
Data de publicação: 12-Jan-2018
Referência: RIBEIRO, Luiz Gustavo Caitano.Três personagens chamam por um ator: voz e palavra como convite para a materialização das personagens Mi Ladi, Larry e Tony da peça Cinema Pelado. 2017. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O foco da pesquisa é analisar a potencialidade cênica do trabalho vocal como uma das primeiras instâncias para a materialização das três personagens trazidas à cena na montagem da peça Cinema Pelado na disciplina Diplomação em Interpretação Teatral 1 do semestre 1/2017 do curso de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. A bibliografia utilizada se resume a livros e artigos em de autores como STANISLAVSKI, DAVINI e VIEIRA, estas últimas profissionais ligadas à pesquisa em voz e palavra cujos trabalhos influenciaram muito a minha formação. A metodologia utilizada foi, além da revisão e pesquisa bibliográfica, descrição e análise dos resultados em cena a partir de um registro etnográfico, ou seja, de um diário de bordo referente ao processo de montagem da peça em questão. Tal análise nos permitiu concluir que a proposta de abordagem pragmática de personagens para a cena, tal como formulada por Silvia Davini, que considera a voz e a palavra - enquanto formas de ação sobre a realidade - como uma de suas primeira instâncias, pode oferecer resultados efetivos para a cena. Num contexto em que a voz e a palavra tem sido comumente reconhecidos como um problema para atores e atrizes, o trabalho sobre tais instâncias não deveria ser evitado ou deixado para os últimos momentos dos processos criativos. Nessa experiência observamos que tal proposta tem condições de proporcionar uma relação de comunicação eficaz junto à plateia levando em consideração tanto a gestualidade cinética quanto vocal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons