Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18951
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_TalytadaSilvaSoyer.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Nomes estrangeiros em marcas e mensagem de valorização do país de origem : influências nos indicadores de brand equity
Autor(es): Soyer, Talyta da Silva
Orientador(es): Porto, Rafael Barreiros
Assunto: Estrangeirismos
Marca - valor de mercado
Comportamento do consumidor
Marketing
Publicidade
Brand equity (Marketing)
Data de apresentação: 27-Nov-2017
Data de publicação: 11-Jan-2018
Referência: SOYER, Talyta da Silva. Nomes estrangeiros em marcas e mensagem de valorização do país de origem: influências nos indicadores de brand equity. 2017. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A utilização de vocábulos emprestados de outras línguas é comum no meio empresarial. Sabe-se que existe uma valorização de elementos culturais de países de língua inglesa no Brasil e assim, muitos empreendedores atribuem um nome estrangeiro para suas marcas, sem, no entanto, considerar seus efeitos nos indicadores de brand equity. Há, além disso, estratégias de comunicação capazes de valorizar o país de origem da marca, o que pode alterar a efetividade do estrangeirismo. A pesquisa averiguou a influência do estrangeirismo e da mensagem de valorização do país de origem na percepção de valor de marcas pelos consumidores. Foi realizado um experimento entre sujeitos, tendo o estrangeirismo como variável manipulada, o valor da marca (especificando suas 6 dimensões) como variável dependente e a mensagem de valorização do país de origem como variável moderadora. Produziram-se anúncios com duas marcas fictícias, uma com o nome em português outra com o nome em inglês, com o intuito de eliminar qualquer familiaridade dos respondentes com a marca. Os resultados demonstram que existe um efeito positivo e direto do estrangeirismo nos indicadores de brand equity - imagem associada e disposição a pagar por preço premium. A mensagem de valorização exerceu um papel moderador na relação do estrangeirismo com o valor da marca. A pesquisa pode auxiliar na construção e gerenciamento da marca de novas empresas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons