Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18945
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_SofiaPortoCorreia.pdf2,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O comportamento do consumidor aderente às práticas de alimentação do slow food
Autor(es): Correia, Sofia Porto
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Comportamento do consumidor
Slow food
Estilo de vida
Consumidores - valores sociais
Data de apresentação: 8-Dez-2017
Data de publicação: 11-Jan-2018
Referência: CORREIA, Sofia Porto. O comportamento do consumidor aderente às práticas de alimentação do slow food. 2017. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: As mudanças nos hábitos alimentares da sociedade nas últimas décadas têm sido bastante significativas, pois a população tem buscado alternativas, em que seja conhecida toda a trajetória do alimento, no momento do consumo alimentar. As práticas de alimentação do movimento slow food vêm como uma possibilidade para as pessoas fortalecerem as relações entre o prato e o planeta, e também valorizarem a cultura local. O presente estudo, por meio de entrevistas semiestruturadas em profundidade com gastrônomos e consumidores e registros fotográficos de eventos relacionados ao tema, buscou caracterizar o comportamento do consumidor aderente às práticas de alimentação do slow food, analisando o perfil dos gastrônomos que seguem essa linha de alimentação e de seus consumidores. Os dados coletados possibilitaram: caracterizar o estilo de vida e o comportamento dos consumidores adeptos a uma alimentação do tipo slow food e ao consequente resgate de antigos hábitos alimentares saudáveis. Os resultados obtidos mostraram que: o conhecimento do movimento slow food é bastante conhecido por gastrônomos e tem sido muito estudado nessa área; os hábitos e comportamentos das pessoas que aderem à alimentação slow food mostraram forte interesse em visitas às feiras e em conhecer a procedência dos alimentos; os valores dos indivíduos podem ser determinados por questões ambientais, de saúde e por crenças e valores intrínsecos, e constatou-se similaridade nos padrões de comportamento do grupo estudado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons