Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18942
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MarceladePaulaFerreira.pdf327,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência do Índice de commodities Brasil (ICB) no Índice Ibovespa
Autor(es): Ferreira, Marcela de Paula
Orientador(es): Oliveira Neto, José Carneiro da Cunha
Assunto: Ações (Finanças)
Índice Commodities Brasil (ICB)
Mercado financeiro
Mercado acionário brasileiro
Data de publicação: 11-Jan-2018
Referência: FERREIRA, Marcela de Paula. Influência do Índice de commodities Brasil (ICB) no Índice Ibovespa. 2017. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo validar a hipótese de que o Índice commodities Brasil (ICB) influência o Índice Bovespa (Ibovespa) formulando um modelo de estimativa de tendência. Para quantificar esta influência, foram realizadas estimações econométricas, avaliando a relação entre o índice Bovespa e o ICB. Os dados utilizados são dados disponíveis desde a criação do ICB, em janeiro de 2004 a janeiro de 2017 e apresentam um grau de confiabilidade alto, pois sua série histórica nunca sofreu mudança em sua metodologia. Buscou-se captar o efeito especifico de commodities sobre o Ibovespa, e, para isto foi utilizado para avaliar a relação entre as duas variáveis um modelo de regressão linear estimado por mínimos quadrados ordinários. Embora o modelo tenha apresentado uma relação entre os dois índices, o modelo resultante não é um bom preditor de tendência de mercado. Para futuras pesquisas será necessário a avaliação de mais variáveis para a construção de um modelo que apresente um alto grau de previsão do mercado acionário brasileiro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons