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dc.contributor.advisorAlbuquerque, Pedro Henrique Melo-
dc.contributor.authorAmorim, Fernanda Santos-
dc.identifier.citationAMORIM, Fernanda Santos. Modelo de auxílio à tomada de decisão em turismo: geomarketing e hotelaria utilizando aprendizado de máquina. 2017. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo procura relacionar as teorias de Geomarketing, Turismo e Aprendizado de Máquina para criar um modelo quantitativo que possa auxiliar na tomada de decisão gerencial para alocação de um hotel. De acordo com Latour e Floc’h (2001), Geomarketing consiste na junção dos estudos do marketing, da economia e da geografia para avaliar o comportamento do consumidor no espaço e elencar informações estratégicas para os gestores na tomada de decisão. O foco deste estudo está na aplicação do Geomarketing dentro de um dos elos da cadeia da indústria do Turismo, o mercado hoteleiro. O Aprendizado de Máquina é uma das linhas da Inteligência Artificial que tem por objetivo a criação de algoritmos que conseguem aprender de forma automatizada baseados características já aprendidas, ou seja, são algoritmos que conseguem generalizar uma situação quando apresentados aos dados que a descrevem. Nesta pesquisa, serão utilizados os estudos de Aprendizado de Máquina derivados de Drucker et al. (1997) e Smola e Schölkopf (2004) que geraram o Support Vector Regression (SVR), um método consequente do Support Vector Machine (SVM) de Cortes e Vapnik (1995). O modelo de previsão foi elaborado relacionando o preço das diárias, a localização dos hotéis e as amenidades oferecidas de hotéis de 11 capitais brasileiras com potencial turístico, são elas: Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife e Salvador.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGeomarketingpt_BR
dc.subject.keywordTurismopt_BR
dc.subject.keywordHotelariapt_BR
dc.subject.keywordAprendizado do computadorpt_BR
dc.subject.keywordTomada de decisãopt_BR
dc.titleModelo de auxílio à tomada de decisão em turismo : geomarketing e hotelaria utilizando aprendizado de máquinapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-01-10T17:43:45Z-
dc.date.available2018-01-10T17:43:45Z-
dc.date.submitted2017-12-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18931-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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