Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18931
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FernandaSantosAmorim.pdf27,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelo de auxílio à tomada de decisão em turismo : geomarketing e hotelaria utilizando aprendizado de máquina
Autor(es): Amorim, Fernanda Santos
Orientador(es): Albuquerque, Pedro Henrique Melo
Assunto: Geomarketing
Turismo
Hotelaria
Aprendizado do computador
Tomada de decisão
Data de apresentação: 4-Dez-2017
Data de publicação: 10-Jan-2018
Referência: AMORIM, Fernanda Santos. Modelo de auxílio à tomada de decisão em turismo: geomarketing e hotelaria utilizando aprendizado de máquina. 2017. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este estudo procura relacionar as teorias de Geomarketing, Turismo e Aprendizado de Máquina para criar um modelo quantitativo que possa auxiliar na tomada de decisão gerencial para alocação de um hotel. De acordo com Latour e Floc’h (2001), Geomarketing consiste na junção dos estudos do marketing, da economia e da geografia para avaliar o comportamento do consumidor no espaço e elencar informações estratégicas para os gestores na tomada de decisão. O foco deste estudo está na aplicação do Geomarketing dentro de um dos elos da cadeia da indústria do Turismo, o mercado hoteleiro. O Aprendizado de Máquina é uma das linhas da Inteligência Artificial que tem por objetivo a criação de algoritmos que conseguem aprender de forma automatizada baseados características já aprendidas, ou seja, são algoritmos que conseguem generalizar uma situação quando apresentados aos dados que a descrevem. Nesta pesquisa, serão utilizados os estudos de Aprendizado de Máquina derivados de Drucker et al. (1997) e Smola e Schölkopf (2004) que geraram o Support Vector Regression (SVR), um método consequente do Support Vector Machine (SVM) de Cortes e Vapnik (1995). O modelo de previsão foi elaborado relacionando o preço das diárias, a localização dos hotéis e as amenidades oferecidas de hotéis de 11 capitais brasileiras com potencial turístico, são elas: Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife e Salvador.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons