Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18917
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FernandaScafeOliveira.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMoreira, Marina Figueiredo-
dc.contributor.authorOliveira, Fernanda Scafe-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fernanda Scafe. Visão de empreendedores do DF sobre o modelo de negócios Canvas. 2017. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO ambiente empresarial apresenta-se cada vez mais competitivo e em constante mudança. Assim, para se manterem no mercado, os empreendedores estão buscando ferramentas que auxiliem na criação ou reformulação dos seus negócios, de forma a se diferenciarem dos concorrentes. Nesse contexto, os Modelos de Negócios surgem como fonte de vantagem competitiva. O Modelo de Negócio Canvas, proposto por Osterwalder e Pigneur, apresenta-se como um instrumento renomado, uma vez que alcançou pesquisadores e colaboradores em mais de 45 países. Esta pesquisa foi desenvolvida tendo como objetivo principal analisar a percepção de empreendedores das micro e pequenas empresas do Distrito Federal sobre a utilidade do Canvas e seus segmentos. A pesquisa utilizada foi de caráter descritivo e qualitativo. Foram entrevistados cinco empreendedores que conhecem a metodologia Canvas e aplicaram-na em seu empreendimento. O instrumento de pesquisa utilizado foi um roteiro de entrevistas semiestruturadas e o procedimento de interpretação das evidências foi a análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a utilidade do Modelo Canvas está centrada em oferecer ao empreendedor a visualização do seu negócio, a fim de auxiliá-lo na tomada de decisões estratégicas. Concluiu-se, por meio das entrevistas, que o Canvas possibilita a visibilidade de pontos antes não observados, gerando valor diferencial para o negócio.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEmpreendedorismopt_BR
dc.subject.keywordModelo de negóciospt_BR
dc.titleVisão de empreendedores do DF sobre o modelo de negócios Canvaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-01-09T13:37:40Z-
dc.date.available2018-01-09T13:37:40Z-
dc.date.submitted2017-11-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18917-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons