Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18905
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AdrianaMissoneSilva.pdf1,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cidades inteligentes : proposição de um modelo de análise multicritérios para verificar o desempenho de cidades brasileiras
Autor(es): Silva, Adriana Misson e
Orientador(es): Gartner, Ivan Ricardo
Assunto: Cidades inteligentes
Planejamento urbano
Espaço urbano
Data de apresentação: 28-Nov-2017
Data de publicação: 8-Jan-2018
Referência: SILVA, Adriana Misson e. Cidades inteligentes: proposição de um modelo de análise multicritérios para verificar o desempenho de cidades brasileiras. 2017. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O cenário atual da urbanização apresenta crescente concentração populacional nas cidades e como consequência, há questões complexas que envolvem o âmbito econômico, social e cultural para o planejamento de políticas públicas eficientes que atendam as demandas eminentes. Portanto modelos de planejamento urbano que visam estruturar uma cidade conforme requisitos necessários que promovam a resiliência e elevem a qualidade de vida de seus cidadãos têm sido estudados no meio acadêmico a fim de contribuir com soluções para o planejamento urbano. O modelo conhecido como cidade inteligente, ou Smart City, tem se destacado como uma proposta eficiente para o desenvolvimento dos municípios, visto que abrange a interação entre os principais atores e os ambientes permeado pelo uso da tecnologia que irá permitir o fluxo dos elementos que integram o sistema urbano. Entretanto, é necessário avaliar as estruturas atuais da cidade e o seu funcionamento para que seja possível identificar as falhas de desempenho e dessa forma, construir uma análise global da performance do município sob os aspectos de uma Smart City. O estudo tem por objetivo propor um modelo de análise multicritérios que identifique o desempenho global das cidades brasileiras conforme os indicadores que constituem uma performance considerada para uma cidade inteligente classificada como benchmarking. Para atender esse objetivo o método multicritério para análise de decisões aplicado foi o Analytic Hierarchy Process (AHP), pois ele possibilita hierarquizar, conforme a análise subjetiva do pesquisador os principais elementos identificados para o padrão de performance de uma cidade inteligente. Dessa forma, os resultados das seis capitais escolhidas neste estudo permitiram desenhar o desempenho de cada uma em comparação ao padrão de uma cidade benchmarking, e assim identificar as falhas de performance conforme a importância de cada elemento para ser considerada uma Smart City.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons