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Título: Mudando o mundo através da comida : empreendimentos gastronômicos latino-americanos como fomentadores de desenvolvimento local
Autor(es): Iaccino, Alex Ludwing Jimenez
Orientador(es): Dechandt, Siegrid Guillaumon
Assunto: Empreendedorismo
Empreendimento social
Desenvolvimento local
Gastronomia
Inovação social
Data de apresentação: 13-Dez-2017
Data de publicação: 8-Jan-2018
Referência: IACCINO, Alex Ludwing Jimenez. Mudando o mundo através da comida: empreendimentos gastronômicos latino-americanos como fomentadores de desenvolvimento local. 2017. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Com a gourmetização dos alimentos, chefs celebridades e programas de TV do gênero, a gastronomia nunca esteve tão em voga como nos dias de hoje. O potencial da gastronomia, no entanto, vai além das relações de prazer e status, ela também pode ser um motor de desenvolvimento local. Partindo desse pressuposto, o presente estudo objetiva caracterizar e apresentar o fenômeno da gastronomia social na América Latina a partir do modelo de duas organizações sociais reconhecidas e premiadas, a Melting Pot Bolívia e a Gastromotiva. Para isso, o estudo realizou uma entrevista não estruturada com a assessora de imprensa da Melting Pot Bolívia, além de mapear e colher informações referentes aos seus modelos de negócios, desafios e impactos nos canais oficiais das organizações e artigos de imprensa, palestras e entrevistas em vídeo dos seus gestores, analisando posteriormente essas informações com base em categorias analíticas elaboradas a partir da literatura presente nesse trabalho. Os resultados apontam semelhanças e diferenças entre os modelos, indicando que a inovação é presente nos negócios sociais, as motivações por trás das iniciativas vão além do altruísmo, os negócios do gênero possuem dificuldade em financiar suas atividades, entender as reais necessidades do local e mensurar seus impactos em sentido amplo; ainda, as propostas de fomento ao desenvolvimento local relacionam empoderamento e valorização do local. Por ser de caráter introdutório e feito a partir da comparação de dois casos, incentiva-se novas pesquisas na área que envolvam mais participantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração.
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