Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/18892
Título: | Decolonizando o ensino de história indígena em uma oficina pedagógica para estudantes do Ensino Médio |
Autor(es): | Nunes, Rodolfo Santos |
Orientador(es): | Oliveira, Susane Rodrigues de |
Assunto: | História - estudo e ensino Índios - história Representações sociais |
Data de apresentação: | 6-Dez-2017 |
Data de publicação: | 8-Jan-2018 |
Referência: | NUNES, Rodolfo Santos. Decolonizando o ensino de história indígena em uma oficina pedagógica para estudantes do Ensino Médio. 2017. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma experiência de pesquisa por meio da aplicação de uma oficina pedagógica decolonial para estudantes do nível médio em uma escola do DF, com o objetivo de “desconstruir” representações históricas, estereotipadas e racistas sobre povos indígenas. A partir da leitura, interpretação e debate de uma fonte histórica do período colonial e de dois materiais audiovisuais produzidos por indígenas, os estudantes produziram narrativas em sala de aula que possibilitaram a análise de suas representações e aprendizagens em torno da história indígena. A oficina buscou estimular o desenvolvimento do pensamento histórico dos estudantes sobre o protagonismo indígena nos tempos coloniais, por meio de análises e reflexões sobre a relação passado-presente, de forma crítica e autônoma. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2017. |
Aparece na Coleção: | História
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons