Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18892
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RodolfoSantosNunes.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Decolonizando o ensino de história indígena em uma oficina pedagógica para estudantes do Ensino Médio
Autor(es): Nunes, Rodolfo Santos
Orientador(es): Oliveira, Susane Rodrigues de
Assunto: História - estudo e ensino
Índios - história
Representações sociais
Data de apresentação: 6-Dez-2017
Data de publicação: 8-Jan-2018
Referência: NUNES, Rodolfo Santos. Decolonizando o ensino de história indígena em uma oficina pedagógica para estudantes do Ensino Médio. 2017. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma experiência de pesquisa por meio da aplicação de uma oficina pedagógica decolonial para estudantes do nível médio em uma escola do DF, com o objetivo de “desconstruir” representações históricas, estereotipadas e racistas sobre povos indígenas. A partir da leitura, interpretação e debate de uma fonte histórica do período colonial e de dois materiais audiovisuais produzidos por indígenas, os estudantes produziram narrativas em sala de aula que possibilitaram a análise de suas representações e aprendizagens em torno da história indígena. A oficina buscou estimular o desenvolvimento do pensamento histórico dos estudantes sobre o protagonismo indígena nos tempos coloniais, por meio de análises e reflexões sobre a relação passado-presente, de forma crítica e autônoma.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2017.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons