Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18865
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DanilloSilvaArraesdeCarvalho.pdf438,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de caso no Superior Tribunal de Justiça : o abandono da doutrina da proteção integral e o regresso ao paradigma tutelar
Autor(es): Carvalho, Danillo Silva Arraes de
Orientador(es): Diniz, Debora
Assunto: Estatuto da Criança e do Adolescente
Doutrina da Proteção Integral
Adolescentes infratores
Inimputabilidade penal
Prisão preventiva
Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Data de apresentação: 4-Dez-2017
Data de publicação: 5-Jan-2018
Referência: CARVALHO, Danillo Silva Arraes de. Análise de caso no Superior Tribunal de Justiça: o abandono da doutrina da proteção integral e o regresso ao paradigma tutelar. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a decisão do Superior Tribunal de Justiça que tornou pacífico o entendimento de que o cometimento de ato infracional durante a adolescência pode ser utilizado com fim de justificar a prisão preventiva já na vida adulta. Para tanto, apresentaram-se as principais teorias que orientam a relação do Estado com a infância e a adolescência no Brasil desde o surgimento do primeiro Código de Menores, datado de 1927; as atuais crises de implementação e de interpretação enfrentadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente; e, por fim, de que forma tais crises afetam a prática judiciária relativa à adolescência. O exame dos argumentos apresentados pela maioria dos julgadores do RHC 63.855 revela alinhamento a uma tendência política de supressão dos direitos da criança e do adolescente, o que se dá em desacordo com a doutrina da proteção integral e como medida legitimadora de uma penalização da adolescência.
Abstract: The following study aims to analyze the Superior Court of Justice's decision which consolidated the understanding that an act of infraction during the adolescence can be used to justify pre-trial detention in adult life. Therefore, the theories that guided the relationship amongst the State, childhood, and adolescence in Brazil, since the emergence of the first Minors Code (Código de Menores) from 1927, will be presented; as well as the crises of accomplishment and interpretation faced by the Child and Adolescent Statute (Estatuto da Criança e do Adolescente); and, finally, how these crises affect the judicial practice related to the adolescence. The examination of the arguments from the majority of the judges of the RHC 63.855 reveals an alignment with a political tendency to suppress the child's and the adolescent's rights, which is in disagreement with the doctrine of integral protection and as a legitimate measure of a penalization of adolescence.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2017.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons