Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18826
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FernandaLuizaHoracioButa.pdf464,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Masculinidades (re)conhecendo a Lei Maria da Penha : um estudo de caso da atuação do MPDFT em situações de violência doméstica contra mulheres em Santa Maria/DF
Autor(es): Buta, Fernanda Luiza Horácio
Orientador(es): Maciel, Welliton Caixeta
Assunto: Lei Maria da Penha
Violência doméstica
Violência contra as mulheres
Relações de gênero
Ministério Público (Brasil)
Homens autores de violência contra as mulheres
Data de apresentação: 8-Dez-2017
Data de publicação: 4-Jan-2018
Referência: BUTA, Fernanda Luiza Horácio. Masculinidades (re)conhecendo a Lei Maria da Penha: um estudo de caso da atuação do MPDFT em situações de violência doméstica contra mulheres em Santa Maria/DF. 2017. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como foco as formas de atuação, especialmente a informativa, na Lei Maria da Penha, pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, a partir e em torno dos homens autores de violência doméstica. Para tanto, realizou-se etnografia através de minha inserção como pesquisadora na Promotoria de Justiça de Santa Maria/DF e no curso de aperfeiçoamento promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Esse trabalho pode ser compreendido tanto num viés jurídico, quanto num viés de política pública. Buscou-se compreender a evolução legislativa e a construção léxico-jurídica da referida norma, bem como investigar os processos institucionais para a implementação de uma ação – que é uma política pública – no âmbito das obrigações da promotoria na Lei Maria da Penha. A investigação tem por escopo as ações, as dinâmicas e as interações estabelecidas entre profissionais que lidam com pessoas em contexto de violência doméstica – os servidores do MPDFT e do Governo do Distrito Federal –, palestrantes do curso – antropólogos, psicólogos, juristas – e réus em processos de Lei Maria da Penha. Esse trabalho não se propõe a avaliar a eficácia ou eficiência das práticas empreendidas pelo Ministério Público até então, e tampouco se propõe a encontrar as causas a ocorrência da violência de gênero na esfera doméstica. O presente trabalho preocupa-se, sobretudo, com a compreensão das novas atribuições impostas ao Ministério Público pela Lei Maria da Penha e como este deve articular suas ações a outros saberes – antropológicos, psicológicos, sociológicos – e institucionalmente para uma proteção efetiva às vítimas de violência de gênero em contexto doméstico. Para tal compreensão ser possível, realizou-se no presente trabalho, um estudo sobre gênero, masculinidades, violência e sobre a própria Lei Maria da Penha, possibilitando uma melhor compreensão da atuação do Ministério Público frente a esses processos envolvendo a LMP.
Resumén: El presente trabajo de conclusión de curso tiene como foco las formas de actuación, especialmente la informativa, en la Ley Maria da Penha, por el Ministerio Público do Distrito Federal, enfocando los hombres autores de violencia doméstica. Para eso, se ha realizado una etnografía a través de mi inscripción como investigadora en la Promotoria de Justicia de Santa Maria-DF y en el curso de perfeccionamiento promovido por la Escola Superior do Ministerio Público da União (ESMPU). Este trabajo puede ser comprendido tanto en el sesgo jurídico, como en un sesgo de política pública. La investigación tambien ha focado en lo que es un proceso legislativo y una construcción léxica-jurídica de la norma estudiada, así como investigar los procesos institucionales para una implementación de una acción – que es una política pública – en el contexto de la Promotoria en la Ley Maria da Penha. La investigación tiene por objeto las acciones, las dinámicas y las interacciones entre profesionales que tratan con personas en contexto de violencia doméstica – servidores de MPDFT y del gobierno –, ponentes del curso – antropólogos, psicólogos, juristas – y reos en procesos de la Ley Maria da Penha - los hombres. Este trabajo no se propone evaluar la eficacia o la eficiencia de las prácticas emprendidas por el Ministerio Público hasta entonces, y tampoco apunta las causas de la ocurrencia de la violencia de género en contexto doméstico. El presente trabajo se preocupa sobre todo con una comprensión de las nuevas atribuciones impuestas al Ministerio Público por la Ley Maria da Penha y como este deve articular sus acciones en otros saberesantropológicos, psicológicos, sociológicos – y como se organiza institucionalmente para una protección efectiva a las víctimas de violencia de género en contexto doméstico. Para tal comprensión ser posible, se realizó en el trabajo un estudio sobre género, masculinidades, violencia y sobre la propia Ley Maria da Penha, posibilitando una mejor comprensión de la actuación del Ministério Público con esos procesos de la LMP.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2017.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons