Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18811
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AssisdeSousaSilva.pdf1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O desaparelhamento do Estado nas buscas pessoais e o desrespeito aos direitos fundamentais individuais do cidadão ao ser tocado
Autor(es): Silva, Assis de Sousa
Orientador(es): Rodrigues, Paulo César Villela Souto Lopes
Assunto: Direitos fundamentais
Abuso de autoridade
Brasil. Lei n. 4.898, de 9 de dezembro de 1965
Legalidade (Direito)
Incolumidade física (Direito)
Data de apresentação: 5-Dez-2017
Data de publicação: 22-Dez-2017
Referência: SILVA, Assis de Sousa. O desaparelhamento do Estado nas buscas pessoais e o desrespeito aos direitos fundamentais individuais do cidadão ao ser tocado. 2017. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O trabalho trará à tona um direito pouco estudado na atualidade que é a incolumidade do cidadão. Para tanto, serão analisados alguns casos de abuso de autoridade amplamente divulgados pela imprensa, que afrontam tanto a Lei nº 4.898/65, quanto o texto constitucional. Importante será aventar os princípios da razoabilidade, legalidade e impessoalidade, a fim de que o cidadão seja respeitado no que se refere ao direito de não ser tocado em público, em função de abordagens policiais, em que o Estado encontra-se desaparelhado para tal procedimento. Diante de tal problema, serão apresentadas sugestões para ajudar a resolver situação em que a incolumidade do cidadão deva ser preservada.
Resumén: El trabajo hará salir a la luz un derecho poco estudiado en la actualidad que es la incolumidad del ciudadano. Por tanto, se analizarán algunos casos de abuso de autoridad ampliamente promovido por la prensa, que afrontan tanto la Ley nº 4.898/ 65, como el texto constitucional. Es importante que se tenga en cuenta los principios de la razonabilidad, legalidad e impersonalidad, para que el ciudadano sea respetado en lo que se refiere al derecho de no ser tocado en público, debido a abordajes policiales, en que el Estado se encuentra desprovisto de herramientas para tal procedimiento. Ante este problema, se presentarán sugerencias para ayudar a resolver la situación en que la incolumidad del ciudadano deba ser preservada.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2017.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons