Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/1881
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LaisKarolinneTavaresdaSilva.pdf277,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Enfoque diacrônico : um estudo das sequências verbais
Autor(es): Silva, Laís Karolinne Tavares da
Orientador(es): Salles, Heloisa Maria Moreira Lima de Almeida
Assunto: Língua portuguesa - verbos
Língua portuguesa - gramática
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 26-Ago-2011
Referência: SILVA, Laís Karolinne Tavares da. Enfoque diacrônico: um estudo das sequências verbais. 2011. 30 f. Monografia (Bacharelado em Letras Português)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Neste trabalho, realiza-se um estudo diacrônico a respeito da formação das chamadas perífrases verbais, ou sequências verbais em dados do português arcaico, buscando-se estabelecer confronto com o português atual. A partir da hipótese da gramaticalização, será abordado o processo de formação das locuções verbais e do tempo composto. Algumas hipóteses a respeito das condições que propiciaram o processo de gramaticalização são levantadas no decorrer do estudo. Em particular, aborda-se a questão do conteúdo de posse em HAVER e TER. Verifica-se que esses verbos passam de plenos, em um processo de esvaziamento semântico, a auxiliares.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2011.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons