Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1879
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LuizaGoncalvesSantos.pdf1,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto das projeções das mudanças climáticas no balanço hídrico do solo e da soja (Glycine max) no PAD/DF - Distrito Federal
Autor(es): Santos, Luíza Golçalves
Orientador(es): Maggiotto, Selma Regina
Assunto: Mudanças climáticas
Soja - cultivo
Evapotranspiração
Água na agricultura
Data de apresentação: 11-Jul-2011
Data de publicação: 25-Ago-2011
Referência: SANTOS, Luíza Golçalves. Impacto das projeções das mudanças climáticas no balanço hídrico do solo e da soja (Glycine max) no PAD/DF - Distrito Federal. 2011. xii, 37 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: As alterações climáticas projetadas pelos modelos apresentados pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC – sigla em inglês) deverão refletir em todas as áreas da sociedade, inclusive na agricultura. No Brasil, existe uma grande necessidade de desenvolver estudos no sentido de se compreender melhor como as modificações previstas na temperatura e na distribuição da precipitação afetarão o balanço hídrico do solo e as culturas. Neste sentido, este trabalho objetivou analisar os efeitos de dois dos seis cenários de mudanças climáticas projetados pelo IPCC no balanço hídrico do solo e da cultura da soja para a região do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal –PAD/DF, comparando-os com duas séries de dados atuais e com a normal climatológica. Foi utilizado o método de THORNTHWAITE e MATHER (1955) na realização dos cálculos do balanço hídrico do solo para as cinco séries de dados utilizadas. As análises comparativas entre as séries foram realizadas para evapotranspiração potencial, temperatura média, precipitação, déficit e excedente hídrico. No balanço hídrico da cultura, foi utilizado o programa SARRA (Système d'Analyse Régionale des Risques Agroclimatiques) para analisar a relação entre a evapotranspiração real e a máxima da soja também para as cinco séries estudadas. O índice de satisfação da necessidade de água (ISNA), resultado da relação citada anteriormente, serviu de parâmetro para a análise das épocas de plantio da soja, tendo sido relacionados os INSAs da fase de germinação/emergência e floração/enchimento de grãos para obtenção da data ótima de plantio. Os cenários utilizados, A2 e B2, são considerados, respectivamente, o pior e o melhor cenários futuros, e suas projeções no balanço hídrico do solo resultaram no prolongamento do período de deficiência hídrica e também na redução do excedente hídrico anual. Pelo cálculo dos ISNAs, observou-se que uma redução do período apto e de baixo risco para plantio da soja no PAD/DF quando comparado com o cenário atual. Observou-se também um deslocamento do início do período recomendado para plantio no cenário B2.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2011.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons