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Título: Uma reflexão sobre as estratégias de relativização do português brasileiro
Autor(es): Leite, Lorena Maciel
Orientador(es): Lunguinho, Marcus Vinícius da Silva
Assunto: Português do Brasil
Língua portuguesa - gramática
Data de apresentação: 1-Ago-2017
Data de publicação: 21-Dez-2017
Referência: LEITE, Lorena Maciel. Uma reflexão sobre as estratégias de relativização do português brasileiro. 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O artigo a seguir, cujo título é Uma reflexão sobre as estratégias de relativização do português brasileiro surgiu como conclusão de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso e foi apresentado à Universidade de Brasília como pré-requisito parcial para a obtenção de grau de Licenciada em Letras Português. O artigo é dividido em duas partes principais, sendo uma delas focada na literatura citada nas referências bibliográficas e a outra, destinada à análise de dados. Os dados foram coletados em ambiente virtual de escrita não-monitorada e, os dados de fala, são de alunos da Universidade de Brasília, campus Darcy Ribeiro, a maioria deles estudantes da graduação em Letras. Todo o estudo foi feito no segundo semestre de 2016. A literatura escolhida para embasar a pesquisa, conta com três gramáticas tradicionais, as obras de Cunha e Cintra, Rocha Lima e Bechara. O artigo começa com a análise do que se escreveu sobre pronomes relativos, nessas três gramáticas e depois o foco é sobre o que se encontra acerca de orações relativas. Além disso, há um resumo sobre quais são as explicações atuais para o fenômeno e seus desdobramentos. No artigo, percebe-se que é defendida a ideia de que o uso das variedades não-padrões, em especial no que diz respeito ao uso das cortadoras, extrapolou os limites da fala não monitorada. A conclusão do artigo aponta para alguns caminhos que podem ser seguidos, caso haja a intenção de aprofundar as ideias aqui apresentadas, além de retomar alguns pontos fundamentais explorados ao longo do texto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2017.
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