Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18775
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RobertaPiresDeOliveira_tcc.pdf1,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Contribuições africanas na formação do português brasileiro : elementos linguísticos e culturais
Autor(es): Oliveira, Roberta Pires de
Orientador(es): Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza
Assunto: Línguas em contato
África - linguagem e línguas
Português do Brasil
Data de apresentação: 17-Jul-2017
Data de publicação: 21-Dez-2017
Referência: OLIVEIRA, Roberta Pires de. Contribuições africanas na formação do português brasileiro: elementos linguísticos e culturais. 2017. [55] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho tem a finalidade de investigar a contribuição africana e afrodescendente na constituição do Português Brasileiro e identificar o campo no qual ela é mais expressiva. Para tanto, desenvolveu-se pesquisa documental e de campo (entrevistas) em que foram utilizadas referências bibliográficas das mais diversas áreas no afã de atingir este objetivo. Em linhas gerais, enriqueceu este trabalho obras como “O povo brasileiro” de Darcy Ribeiro (1995), “Os africanos no Brasil” de Nina Rodrigues (2010), “Fonologia do Português Mato-Grossense: Uma perspectiva Crioulística” de Ulisdete Rodrigues (1999), “O Português no Brasil” de Antônio Houaiss (1992), “O português da gente” de Ilari e Basso (2006), “Ensaios para uma sócio-história do Português Brasileiro” de Mattos e Silva (2004), “A relevância dos processos de pidginização e crioulização na formação da língua portuguesa no Brasil” de Baxter e Lucchesi (1997), entre outros. As considerações finais que se obteve neste trabalho são as de que tanto, no campo linguístico quanto no cultural, (i) a contribuição africana é elemento fundamental para a compreensão dos fenômenos variacionistas que tanto caracterizam o português brasileiro como uma língua criada na efervescência do contato entre línguas e culturas que se encontraram e se fundiram nesse país continental; (ii) e os falantes cultos atuais do Português Brasileiro, graduandos e graduados, estão aos poucos perdendo a noção da formação de sua língua nativa e da expressiva e rica contribuição que nos legaram os primeiros africanos e toda sua descendência em solo brasileiro, sendo portanto, fundamental que novos estudos sociohistórios e sociolinguísticos surjam nessa área.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo investigar la aportación africana y afrodescendiente en la contribución del Portugués Brasileño e identificar el campo en que es más expresivo, por lo tanto, se desarrolló una investigación documental y de campo (entrevistas), en las que se utilizaron referencias bibliográficas de las más diversas áreas en el afán de alcanzar el objetivo. En general, enriqueció este trabajo obras como "O povo brasileiro", de Darcy Ribeiro (1995), “Os africanos no Brasil" ,de Nina Rodrigues (2010), "Fonologia do português Mato-Grossense: Uma perspectiva criolística", de Ulisdete Rodrigues (" (1999), "O português no Brasil" , de Antônio Houaiss (1992), "O português da gente", de Ilari y Basso (2006), "Ensaios para uma socio-história do português brasileiro", de Mattos e Silva (2004), ), “A relevância dos processos de pidginização e crioulização na formação da língua portuguesa no Brasil” de Baxter e Lucchesi (1997) entre otros. Las consideraciones finales que se obtuvieron en este trabajo son las de que tanto en el campo lingüístico como en el cultural, (i) la contribución africana es un elemento fundamental para la comprensión de los fenómenos variacionistas que mucho caracterizan al portugués brasileño como una lengua creada en la efervescencia del contacto Entre lenguas y culturas que se encontraron y se fusionaron en ese país continental; (ii) y los hablantes cultos actuales del portugués brasileño, graduandos y graduados, están poco a poco perdiendo la noción de la formación de su lengua nativa y de la expresiva y rica contribución que nos regalaron los primeros africanos y toda su descendencia en suelo brasileño, fundamental que nuevos estudios sociohistorios y sociolingüísticos surjan en esa área.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2017.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons