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Título: Estudo aerodinâmico de asa em efeito solo para gerar sustentação usando ferramentas de dinâmica de fluidos computacional
Autor(es): Alves, Matheus Chimango
Orientador(es): Paulinyi, Luis Felipe de Aguilar
Coorientador(es): Miserda, Roberto Francisco Bobenrieth
Assunto: Fluidodinâmica
Dinâmica dos fluidos
Efeito solo (Aerodinâmica)
Sustentação (Aerodinâmica)
Aerodinâmica
Data de apresentação: 13-Jul-2017
Data de publicação: 20-Dez-2017
Referência: ALVES, Matheus Chimango. Estudo aerodinâmico de asa em efeito solo para gerar sustentação usando ferramentas de dinâmica de fluidos computacional. 2017. xix, 104 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica e um estudo computacional utilizando ferramentas de CFD com o objetivo de investigar os resultados de simulações numéricas do escoamento sobre uma asa para aplicação aeronáutica em efeito solo com o propósito de se gerar sustentação. Realizou-se uma seleção de parâmetros de entrada para a simulação através de estudos de malha e domínio e comparou-se os resultados com uma asa já investigada em ensaios experimentais. Obteve-se dados qualitativos e quantitativos através de dois modelos diferentes de turbulência onde foi observado uma melhor captura do fenômeno do efeito solo para o modelo k-𝜖, porém ainda com uma diferença de 20% na solução do arrasto no ponto mais crítico de toda analise, evidenciado a dificuldade na predição do arrasto através de soluções das Equações Médias de Navier Stokes (RANS) sem deixar de demonstrar a importância que o RANS tem para o CFD em uma escala industrial.
Abstract: The present work presents a bibliographical review and a computational study using CFD tools, with the objective of investigating the results of numerical simulations of the flow on a platform for aeronautical application in ground effect with the purpose of lift generation. A selection of input parameters for the simulation was performed through mesh and domain studies and the results were compared with a wing already investigated in experimental tests.We obtained qualitative and quantitative data through two different models of turbulence where a better capture of the phenomenon of the ground effect for the k-𝜖 model was observed, still with a difference of 20% in the solution of the drag at the most critical point of the analysis, evidencing the difficulty in the prediction of the drag through solutions of the Navier Stokes Medium Equations (RANS), while demonstrating an importance for RANS for CFD on an industrial scale.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



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