Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18749
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_NataliSousaDeCarvalho_tcc.pdf471,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Conexão de oração : um estudo dos valores da conjunção “e”
Autor(es): Carvalho, Natali Sousa de
Orientador(es): Lunguinho, Marcus Vinícius da Silva
Assunto: Língua portuguesa - sintaxe
Língua portuguesa - gramática
Língua portuguesa - conjunção
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 20-Dez-2017
Referência: CARVALHO, Natali Sousa de. Conexão de oração: um estudo dos valores da conjunção “e”. 2017. [10] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este é um artigo qualitativo, o qual faz um estudo aprofundado sobre as conjunções “mas” e “e” nas orações coordenadas adversativas e aditivas respectivamente. Semântica é o ramo da lingüística que estuda o significado das palavras e a interpretação de uma palavra na frase ou oração. As conjunções apresentadas têm valores predominantes, porém em algumas situações podem adquirir diferentes interpretações, depende do contexto lingüístico. No famoso poema “o amor é fogo que arde sem ver” de Luís Vaz de Camões, grande representante da literatura, é possível identificar um exemplo em que a conjunção “e” representa uma oração coordenada adversativa, devido feições contraditórias e o jogo de oposições utilizado pelo autor no treco “É ferida que dói, e não se sente” (Camões, 1595). Este trabalho apresenta-se também as orações entonais, ou seja, conjunção “e” com valor de condicional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18749
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons