Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18727
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GuilhermeAlvesDaSilva_tcc.pdf566,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Memórias Póstumas de Brás Cubas como figuração satírica específica e a questão da revolução no Brasil
Autor(es): Silva, Guilherme Alves da
Orientador(es): Corrêa, Ana Laura dos Reis
Assunto: Assis, Machado de, 1839-1908
Sátira
Representações sociais
Marginalidade social
Revoluções
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 19-Dez-2017
Referência: SILVA, Guilherme Alves da. Memórias Póstumas de Brás Cubas como figuração satírica específica e a questão da revolução no Brasil. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Acredita-se que a obra literária Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, fornece um reflexo preciso da condição periférica brasileira no século XIX em relação à Europa. Um estudo sobre a relação entre forma estética e conteúdo social no livro permite, assim, com que se chegue a conclusões acerca do uso específico da sátira pelo autor e de que forma este consegue evidenciar de forma efetiva as contradições da época mediante o método compositivo utilizado. A questão da revolução coloca-se como essencial dentro dessa discussão na medida em que ela interfere de maneira direta, como ponto primordial do conteúdo histórico-social nacional, na figuração artística que permeia as Memórias. Por conseguinte, é por intermédio da trajetória de Quincas Borba e de Marcela na narrativa e da educação recebida por Brás Cubas que a dialética entre reflexo artístico e matéria social pode refletir a essência das relações humanas que permearam a independência política do país e seus desdobramentos.
Abstract: It's believed that the literary work Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis, precisely describes the brazilian outskirts condition during 19th century comparing to Europe. A research about esthetic form and social content in the reading allows one to achieve such conclusion about the use of specific satire by the writer and also in what way the author is able to emphasize, effectively, the contradiction of that time, all using the method. The issue of the revolution is highlighted as essential within the discussion, as far as it interferes directly as the primer nacional historical-social topic, within the artist context that permeates the memories. Consequently, it's by Quincas Borba and Marcela's path and Brás Cubas' education, that the dialect between the art and social report may reflect the essence of human relation, which permeated the political independence and its unfoldings.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18727
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons