Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/18720
Título: | Ciclo de aprendizagem baseado na pedagogia de gêneros : uma nova perspectiva de ensino e letramento |
Autor(es): | Paiva, Arlene Dantas |
Orientador(es): | Silva, Edna Cristina Muniz da |
Assunto: | Educação Estratégias de ensino-aprendizagem Aprendizagem Letramento Pedagogia de gêneros |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 19-Dez-2017 |
Referência: | PAIVA, Arlene Dantas. Ciclo de aprendizagem baseado na pedagogia de gêneros: uma nova perspectiva de ensino e letramento. 2017. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Este presente artigo trata de uma estratégia de ensino, denominada Ciclo de Aprendizagem, baseada na Pedagogia de Gêneros, que propõe um método de letramento que integra aprendizagem da leitura e da escrita aos gêneros curriculares dos diversos níveis escolares. Com o objetivo de apresentar uma proposta de ensino reflexivo da língua, sob uma perspectiva da Linguística Sistêmico Funcional, que considera o texto uma escolha semântica baseada no contexto social, introduzo a noção de gêneros abordada pela Escola de Sidney, com foco na terceira fase do projeto australiano, o Reading to Learn, o qual parte da premissa que alunos que leem mais escrevem melhor. Para ilustrar o modo pelo qual pode ser trabalhado o Ciclo de Aprendizagem, na última seção deste artigo é descrita como ocorreu a aplicação da sequência didática em uma aula para aluno de ensino fundamental. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2017. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18720 |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons