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dc.contributor.advisorEuzébio, Umberto-
dc.contributor.authorAguiar, Patrícia Coutinho-
dc.identifier.citationAGUIAR, Patrícia Coutinho. Análise do conteúdo de embriologia no livro didático produzido no Timor-Leste pela cooperação brasileira em 2008. 2011. 41 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.en
dc.description.abstractO sucesso da prática pedagógica depende de vários fatores, sendo o livro didático um dos componentes mais importantes. Um dos problemas relacionados ao livro didático é que um grande número de professores os entende como “muletas” para os que se acham incapazes de conduzir os alunos à aprendizagem. Através de um acordo entre os governos brasileiro e timorense, diferentes objetivos, na área educacional, foram estabelecidos, incluindo a produção do livro didático em português. Optou-se pela avaliação do capítulo de Embriologia do livro utilizado no Timor-Leste devido a sua relevância para formação em relação aos temas atuais como gravidez na adolescência, aborto, etc. Notou-se uma fragmentação do conteúdo, utilizando a tradicional forma de ensino que estimula a memorização com pouca contextualização, com abordagem superficial e incompleta do conteúdo de Embriologia. As poucas imagens presentes no livro não são claras, não possuem explicação, nem transmitem a informação de forma rápida e concisa. Ficou clara a necessidade de preparação dos docentes timorenses também para a análise e crítica do material que recebem, além da manutenção do debate sobre a qualidade do livro didático no Brasil e onde seus profissionais da área educacional atuam. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe success of the pedagogical praxis depends on several aspects of which the text-book is one of the most important. One of the problems related to it is that a great number of teachers see book as a “savior”, especially those who feel unable to lead the students through the learning process. By an agreement between Brazil and East-Timor, different educational aims were established, including the production of a text-book in Portuguese. This research evaluated the Embriology Chapter of the text-book used in East-Timor because of the relevance of current topics such as: teenage pregnancy, abortion. It was noticed the contents were partitioned and based on traditional forms of education as memorization and few contextualization. The approach of Embriology was superficial and incomplete. Few images were used and they were confused, unclear, lacking explanations. The necessity to prepare the teachers from East-Timor was made clear, especially to analyze and review the material they receive. It is also necessary to keep the debate about the quality of the text-book used in school in Brazil and where the Brazilian teachers act.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEmbriologiaen
dc.subject.keywordLivros didáticosen
dc.subject.keywordBiologia - estudo e ensinoen
dc.titleAnálise do conteúdo de embriologia no livro didático produzido no Timor-Leste pela cooperação brasileira em 2008en
dc.title.alternativeAn analysis of embryology at a biology text-book produced in East-Timor by the Brazilian cooperation in 2008en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2011-08-24T22:33:08Z-
dc.date.available2011-08-24T22:33:08Z-
dc.date.issued2011-08-24T22:33:08Z-
dc.date.submitted2011-06-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1868-
dc.language.isoPortuguêsen
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